sexta-feira, junho 14, 2024
InícioDicas de DecoraçãoTapete para Sala de Jantar: +06 Dicas para facilitar sua Escolha!

Tapete para Sala de Jantar: +06 Dicas para facilitar sua Escolha!

Um tapete para sala de jantar não é apenas um complemento decorativo, é uma declaração de estilo, conforto e hospitalidade.

Ao escolher o tapete da sala certo, você traz nova vida ao ambiente, adicionando textura, cor e uma sensação de acolhimento inigualável.

Seja lã, sintético, com padrões geométricos ou tons sólidos, a busca pelo tapete ideal pode ser tão prazerosa quanto admirá-lo todos os dias.

Vamos explorar as opções e descobrir como encontrar a peça que conversa com sua decoração e reflete sua personalidade.

Veja o que fazer antes de trocar o tapete para sala de jantar

tapete para sala de jantar-01
Imagem: (retirada do Google)

Ao decidir se você precisa trocar o tapete da sala de jantar, considere o desgaste, a facilidade de limpeza e o tamanho do tapete atual. 

Se o tapete da sala estiver rasgado ou puído em alguns lugares, é um indicador claro de que está pronto para ser substituído. 

Contudo se o tapete da sala não estiver gasto, ainda pode ser hora de fazer uma mudança para um novo tapete para sala de jantar. 

Quando você considera o tamanho do tapete para sala de jantar, se é fácil puxar as cadeiras para dentro ou para fora ou se elas ficam presas na borda do tapete? 

Se o tamanho do seu tapete para sala está tornando o assesso confortável ou criando um risco de tropeçar, talvez seja hora de trocar o tapete da sala. 

Outro fator importante a considerar é o material e a facilidade de limpeza. O tapete da sala é fácil de limpar ou é difícel de tirar as manchas? 

Substituí-lo por um tapete novo e fácil de limpar pode ser o ideal para tornar os seus jantares um pouco menos estressantes. 

Considerações de compra para tapetes para sala de jantar

Tamanho do tapete para sala

Escolher o tapete do tamanho certo para a sua sala de jantar é uma decisão de compra fundamental. 

Se o tapete for muito pequeno, pode criar riscos de tropeçar e dificultar a movimentação das cadeiras. Se for muito grande, pode sobrecarregar a sala ou esbarrar em móveis próximos. 

Para o melhor ajuste, dimensione o tapete para a mesa da sala de jantar, certificando-se de que as dimensões do tapete acomodem todas as cadeiras quando forem puxadas. 

Uma boa regra é adicionar 24 polegadas a todos os lados da mesa de jantar. As medidas resultantes fazem o tamanho ideal do tapete. 

Limpeza do tapete para sala

Como o tapete será colocado na sala de jantar, bagunças e derramamentos são inevitáveis. Portanto, é imprescindível que você escolha um tapete que seja fácil de limpar. 

Isso não apenas torna os derramamentos menos trágicos, mas também torna a limpeza muito menos tediosa.

Comprimento do tapete para sala

O comprimento da pilha também é importante quando se pensa em possíveis derramamentos. Tapetes longos podem parecer macios sob os pés, mas tentar extrair comida ou bebida derramada das fibras de um tapete felpudo não é tarefa fácil. 

Os tapetes compridos retêm pedaços de comida, tornando-os difíceis de limpar e remover manchas. Para um tapete de sala de jantar, é melhor escolher tapetes de pelo baixo ou tecido plano. 

Cores para o do tapete da sala

A cor e o padrão do tapete não apenas mudam muito a aparência do espaço, mas também afetam a visibilidade das manchas. Tapetes de cores claras são muito mais difíceis de remover manchas, tornando os restos de uma mancha mais visíveis. 

Pensando nisso, escolher um tapete de cor escura é ideal para salas de jantar. Outra opção é escolher um tapete estampado. 

Devido à presença do padrão, respingos e manchas não se destacam tanto quanto em um tapete sólido.

Formato do do tapete para sala

Assim como as cores e os padrões, o formato do tapete pode influenciar muito a sensação do ambiente. 

Para um espaço fluido e harmonioso, combine o formato do tapete com o formato da mesa da sala de jantar. 

Por exemplo, uma mesa retangular fica bem com um tapete retangular, enquanto uma mesa redonda fica bem com um tapete redondo. 

No entanto, se você prefere um visual mais eclético, tente misturar e combinar formas. Um tapete redondo com uma mesa quadrada criará um impacto visual mais ousado.

Tipos de do tapete para sala

tapete para sala de jantar-02
Imagem: (retirada do Google)

Tapete de lã

Os tapetes de lã oferecem durabilidade, facilidade de limpeza e uma sensação macia e luxuosa, tudo em um. Estes tapetes de fibra natural repelem a água e a sujeira, tornando-os uma ótima opção para salas de jantar. Os tapetes de lã são a escolha perfeita para quem procura incorporar um tapete de pelúcia sem comprometer a durabilidade. No entanto, os tapetes de lã estão no lado caro.  

Tapete de algodão

Os tapetes de algodão são outro tipo de tapete de fibra natural que oferece maciez e fácil manutenção. Muitas vezes, todo o tapete pode ser lavado. No entanto, os tapetes de algodão não são tão duráveis ​​quanto outros tipos de tapetes, então você pode precisar trocá-los com mais frequência. Eles são ideais para salas de jantar que não podem ser usadas com frequência. 

Tapete polipropileno

Também conhecidos como olefinas, os tapetes de polipropileno são tapetes de fibra sintética que oferecem resistência a manchas, bem como um toque macio e altura de pilha curta. Devido à durabilidade e à natureza sintética do polipropileno, esses tapetes são laváveis, tornando-os uma ótima opção para salas de jantar. 

Tapete de náilon

Semelhante ao polipropileno, os tapetes de nylon também oferecem durabilidade. Esses tapetes sintéticos tendem a ser ainda mais macios sob os pés do que as opções de polipropileno e são uma escolha popular e durável de tapete interno. O náilon não é tão resistente a manchas quanto o polipropileno, mas muitos tapetes são tratados para repelir manchas. Os tapetes de nylon são laváveis, o que é um ótimo recurso ao trabalhar para remover restos de comida.  

Tapete interno/externo

Os tapetes internos/externos são adequados para uso interno e externo. Esses tapetes geralmente são feitos de uma mistura de materiais, incluindo fibras naturais e sintéticas. Estes tapetes são projetados para suportar uso pesado e podem ser facilmente limpos. Com isso em mente, eles são ideais para salas de jantar de alto tráfego e casas com crianças ou animais de estimação.  

Custo do tapete para sala

O tamanho e o material do tapete da sala que você escolher afetarão muito o preço. Por exemplo, um tapete para sala grande de lã será muito mais caro do que um tapete sintético médio ou pequeno. Em média, para um tapete para sala de jantar, você pode gastar entre R$200 e R$1500.

Ao pensar em comprar o tapete da sala, tente fazer durante as festas de fim de ano ou perto do final do ano. Muitos lojistas fazem promoções nessas épocas, e é comum encontrar tapetes por preços mais baratos.  

Como escolher um tapete para sala de jantar

Com todo esse conhecimento, como você faz para escolher o tapete certo para o seu espaço? Aqui, veremos algumas perguntas importantes que você precisa fazer para ajudá-lo a decidir que tipo de tapete se adequaria à sua sala de jantar.

Com que frequência a sala de jantar é usada?

Considerar com que frequência a sala de jantar é usada ajudará você a determinar a durabilidade do tapete. 

Se for usado todos os dias, é melhor escolher um tapete durável e fácil de limpar, como um tapete interno/externo ou de lã. 

Se não for usado com frequência, um tapete de algodão pode servir. Você também pode estar mais aberto para escolher cores mais claras, pois as chances de respingos ou manchas são reduzidas quando a frequência de uso é menor. 

Quão grande é o quarto?

Outro fator importante a considerar é o tamanho da sala. A sala de jantar é grande com muito espaço aberto? Então, um tapete amplo pode ser o complemento perfeito para adicionar calor. 

No entanto, se a sua sala de jantar for apertada, considere cuidadosamente como o tapete afetará a função da sala. 

O tapete para sala deve ser capaz de acomodar todas as cadeiras quando puxado para evitar o risco de tropeçar.

Se colocar um tapete desse tamanho na sala complicará o movimento, talvez você não queira incluir um tapete.  

Você tem animais de estimação ou crianças?

Animais de estimação e crianças adicionam outra camada de desgaste a um tapete, incluindo o derramamento ou mancha inevitável. 

Se você tem filhos, animais de estimação ou ambos, você vai querer um tapete que seja durável e fácil de limpar, como um tapete interno/externo. 

Por outro lado, se você não tem filhos ou animais de estimação, pode optar por um tapete com fibras mais delicadas e macias. 

Onde comprar o tapete para sala

Você pode comprar tapete para sala de jantar online e em lojas varejistas. Suas preferências e hábitos de compra, juntamente com as vendas e políticas do varejista, determinarão qual opção é melhor para você ao comprar um tapete. 

Comprando na loja

Comprar um tapete na loja é uma ótima maneira de ver o tapete em primeira mão, avaliando características como seu material, sensação e altura da pilha. 

Ao fazer compras na loja, certifique-se de observar o material do tapete e suas medidas. Pergunte ao vendedor se o tapete vem com alguma garantia e qual é a política de devolução. 

Comprando on-line

A compra online não permite que você sinta pessoalmente o tapete para sala antes de comprá-lo. No entanto, as compras online oferecem uma seleção muito maior de tapetes do que as opções na loja. 

Ao fazer compras online, verifique os detalhes sobre as medidas do tapete da sala, material e comprimento. Não se esqueça de levar em consideração o custo de envio do tapete, se o varejista não oferecer frete grátis. 

Onde comprar um tapete para sala de jantar

Os tapetes para sala de jantar podem ser encontrados em muitas lojas de materiais de construção e varejistas de tapetes. As opções na loja incluem Home Depot, Home Goods, World Market, Pottery Barn e IKEA. Varejistas online incluem Ruggable, Wayfair, Amazon e Overstock, junto com muitos outros. 

Perguntas frequentes

É uma boa ideia colocar um tapete embaixo da mesa da sala de jantar?

Sim, um tapete para sala de jantar pode ser um ótimo complemento para sua decoração. O importante é que você escolha um tapete da sala feito com materiais duráveis ​​e fáceis de limpar. 

Adicionar um tapete sob a mesa da sala de jantar pode melhorar a estética de um espaço, tornando-o mais aconchegante, convidativo e visualmente agradável. 

Até que ponto um tapete para sala deve ir além da mesa de jantar?

Uma boa regra é que o tapete se estenda além da mesa de jantar 24 polegadas em todos os lados. 

Isso deve permitir que as cadeiras se estendam para fora da mesa sem prender a borda do tapete, o que pode derrubar a cadeira e criar um risco de tropeçar.  

O tapete da sala de jantar pode ser muito grande?

Embora errar do lado maior versus menor seja benéfico para evitar riscos de tropeçar ou prender cadeiras nas bordas do tapete, selecionar um tapete grande demais também pode ser um problema. 

Essa abordagem pode dominar a sala e fazer com que o espaço pareça desequilibrado. Se o tapete for tão grande que precise ser colocado embaixo de móveis vizinhos como aparador ou bufê , ele é muito grande. 

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES

Tapete para Sala de Jantar: +06 Dicas para facilitar sua Escolha!

Um tapete para sala de jantar não é apenas um complemento decorativo, é uma declaração de estilo, conforto e hospitalidade.

Ao escolher o tapete da sala certo, você traz nova vida ao ambiente, adicionando textura, cor e uma sensação de acolhimento inigualável.

Seja lã, sintético, com padrões geométricos ou tons sólidos, a busca pelo tapete ideal pode ser tão prazerosa quanto admirá-lo todos os dias.

Vamos explorar as opções e descobrir como encontrar a peça que conversa com sua decoração e reflete sua personalidade.

Veja o que fazer antes de trocar o tapete para sala de jantar

tapete para sala de jantar-01
Imagem: (retirada do Google)

Ao decidir se você precisa trocar o tapete da sala de jantar, considere o desgaste, a facilidade de limpeza e o tamanho do tapete atual. 

Se o tapete da sala estiver rasgado ou puído em alguns lugares, é um indicador claro de que está pronto para ser substituído. 

Contudo se o tapete da sala não estiver gasto, ainda pode ser hora de fazer uma mudança para um novo tapete para sala de jantar. 

Quando você considera o tamanho do tapete para sala de jantar, se é fácil puxar as cadeiras para dentro ou para fora ou se elas ficam presas na borda do tapete? 

Se o tamanho do seu tapete para sala está tornando o assesso confortável ou criando um risco de tropeçar, talvez seja hora de trocar o tapete da sala. 

Outro fator importante a considerar é o material e a facilidade de limpeza. O tapete da sala é fácil de limpar ou é difícel de tirar as manchas? 

Substituí-lo por um tapete novo e fácil de limpar pode ser o ideal para tornar os seus jantares um pouco menos estressantes. 

Considerações de compra para tapetes para sala de jantar

Tamanho do tapete para sala

Escolher o tapete do tamanho certo para a sua sala de jantar é uma decisão de compra fundamental. 

Se o tapete for muito pequeno, pode criar riscos de tropeçar e dificultar a movimentação das cadeiras. Se for muito grande, pode sobrecarregar a sala ou esbarrar em móveis próximos. 

Para o melhor ajuste, dimensione o tapete para a mesa da sala de jantar, certificando-se de que as dimensões do tapete acomodem todas as cadeiras quando forem puxadas. 

Uma boa regra é adicionar 24 polegadas a todos os lados da mesa de jantar. As medidas resultantes fazem o tamanho ideal do tapete. 

Limpeza do tapete para sala

Como o tapete será colocado na sala de jantar, bagunças e derramamentos são inevitáveis. Portanto, é imprescindível que você escolha um tapete que seja fácil de limpar. 

Isso não apenas torna os derramamentos menos trágicos, mas também torna a limpeza muito menos tediosa.

Comprimento do tapete para sala

O comprimento da pilha também é importante quando se pensa em possíveis derramamentos. Tapetes longos podem parecer macios sob os pés, mas tentar extrair comida ou bebida derramada das fibras de um tapete felpudo não é tarefa fácil. 

Os tapetes compridos retêm pedaços de comida, tornando-os difíceis de limpar e remover manchas. Para um tapete de sala de jantar, é melhor escolher tapetes de pelo baixo ou tecido plano. 

Cores para o do tapete da sala

A cor e o padrão do tapete não apenas mudam muito a aparência do espaço, mas também afetam a visibilidade das manchas. Tapetes de cores claras são muito mais difíceis de remover manchas, tornando os restos de uma mancha mais visíveis. 

Pensando nisso, escolher um tapete de cor escura é ideal para salas de jantar. Outra opção é escolher um tapete estampado. 

Devido à presença do padrão, respingos e manchas não se destacam tanto quanto em um tapete sólido.

Formato do do tapete para sala

Assim como as cores e os padrões, o formato do tapete pode influenciar muito a sensação do ambiente. 

Para um espaço fluido e harmonioso, combine o formato do tapete com o formato da mesa da sala de jantar. 

Por exemplo, uma mesa retangular fica bem com um tapete retangular, enquanto uma mesa redonda fica bem com um tapete redondo. 

No entanto, se você prefere um visual mais eclético, tente misturar e combinar formas. Um tapete redondo com uma mesa quadrada criará um impacto visual mais ousado.

Tipos de do tapete para sala

tapete para sala de jantar-02
Imagem: (retirada do Google)

Tapete de lã

Os tapetes de lã oferecem durabilidade, facilidade de limpeza e uma sensação macia e luxuosa, tudo em um. Estes tapetes de fibra natural repelem a água e a sujeira, tornando-os uma ótima opção para salas de jantar. Os tapetes de lã são a escolha perfeita para quem procura incorporar um tapete de pelúcia sem comprometer a durabilidade. No entanto, os tapetes de lã estão no lado caro.  

Tapete de algodão

Os tapetes de algodão são outro tipo de tapete de fibra natural que oferece maciez e fácil manutenção. Muitas vezes, todo o tapete pode ser lavado. No entanto, os tapetes de algodão não são tão duráveis ​​quanto outros tipos de tapetes, então você pode precisar trocá-los com mais frequência. Eles são ideais para salas de jantar que não podem ser usadas com frequência. 

Tapete polipropileno

Também conhecidos como olefinas, os tapetes de polipropileno são tapetes de fibra sintética que oferecem resistência a manchas, bem como um toque macio e altura de pilha curta. Devido à durabilidade e à natureza sintética do polipropileno, esses tapetes são laváveis, tornando-os uma ótima opção para salas de jantar. 

Tapete de náilon

Semelhante ao polipropileno, os tapetes de nylon também oferecem durabilidade. Esses tapetes sintéticos tendem a ser ainda mais macios sob os pés do que as opções de polipropileno e são uma escolha popular e durável de tapete interno. O náilon não é tão resistente a manchas quanto o polipropileno, mas muitos tapetes são tratados para repelir manchas. Os tapetes de nylon são laváveis, o que é um ótimo recurso ao trabalhar para remover restos de comida.  

Tapete interno/externo

Os tapetes internos/externos são adequados para uso interno e externo. Esses tapetes geralmente são feitos de uma mistura de materiais, incluindo fibras naturais e sintéticas. Estes tapetes são projetados para suportar uso pesado e podem ser facilmente limpos. Com isso em mente, eles são ideais para salas de jantar de alto tráfego e casas com crianças ou animais de estimação.  

Custo do tapete para sala

O tamanho e o material do tapete da sala que você escolher afetarão muito o preço. Por exemplo, um tapete para sala grande de lã será muito mais caro do que um tapete sintético médio ou pequeno. Em média, para um tapete para sala de jantar, você pode gastar entre R$200 e R$1500.

Ao pensar em comprar o tapete da sala, tente fazer durante as festas de fim de ano ou perto do final do ano. Muitos lojistas fazem promoções nessas épocas, e é comum encontrar tapetes por preços mais baratos.  

Como escolher um tapete para sala de jantar

Com todo esse conhecimento, como você faz para escolher o tapete certo para o seu espaço? Aqui, veremos algumas perguntas importantes que você precisa fazer para ajudá-lo a decidir que tipo de tapete se adequaria à sua sala de jantar.

Com que frequência a sala de jantar é usada?

Considerar com que frequência a sala de jantar é usada ajudará você a determinar a durabilidade do tapete. 

Se for usado todos os dias, é melhor escolher um tapete durável e fácil de limpar, como um tapete interno/externo ou de lã. 

Se não for usado com frequência, um tapete de algodão pode servir. Você também pode estar mais aberto para escolher cores mais claras, pois as chances de respingos ou manchas são reduzidas quando a frequência de uso é menor. 

Quão grande é o quarto?

Outro fator importante a considerar é o tamanho da sala. A sala de jantar é grande com muito espaço aberto? Então, um tapete amplo pode ser o complemento perfeito para adicionar calor. 

No entanto, se a sua sala de jantar for apertada, considere cuidadosamente como o tapete afetará a função da sala. 

O tapete para sala deve ser capaz de acomodar todas as cadeiras quando puxado para evitar o risco de tropeçar.

Se colocar um tapete desse tamanho na sala complicará o movimento, talvez você não queira incluir um tapete.  

Você tem animais de estimação ou crianças?

Animais de estimação e crianças adicionam outra camada de desgaste a um tapete, incluindo o derramamento ou mancha inevitável. 

Se você tem filhos, animais de estimação ou ambos, você vai querer um tapete que seja durável e fácil de limpar, como um tapete interno/externo. 

Por outro lado, se você não tem filhos ou animais de estimação, pode optar por um tapete com fibras mais delicadas e macias. 

Onde comprar o tapete para sala

Você pode comprar tapete para sala de jantar online e em lojas varejistas. Suas preferências e hábitos de compra, juntamente com as vendas e políticas do varejista, determinarão qual opção é melhor para você ao comprar um tapete. 

Comprando na loja

Comprar um tapete na loja é uma ótima maneira de ver o tapete em primeira mão, avaliando características como seu material, sensação e altura da pilha. 

Ao fazer compras na loja, certifique-se de observar o material do tapete e suas medidas. Pergunte ao vendedor se o tapete vem com alguma garantia e qual é a política de devolução. 

Comprando on-line

A compra online não permite que você sinta pessoalmente o tapete para sala antes de comprá-lo. No entanto, as compras online oferecem uma seleção muito maior de tapetes do que as opções na loja. 

Ao fazer compras online, verifique os detalhes sobre as medidas do tapete da sala, material e comprimento. Não se esqueça de levar em consideração o custo de envio do tapete, se o varejista não oferecer frete grátis. 

Onde comprar um tapete para sala de jantar

Os tapetes para sala de jantar podem ser encontrados em muitas lojas de materiais de construção e varejistas de tapetes. As opções na loja incluem Home Depot, Home Goods, World Market, Pottery Barn e IKEA. Varejistas online incluem Ruggable, Wayfair, Amazon e Overstock, junto com muitos outros. 

Perguntas frequentes

É uma boa ideia colocar um tapete embaixo da mesa da sala de jantar?

Sim, um tapete para sala de jantar pode ser um ótimo complemento para sua decoração. O importante é que você escolha um tapete da sala feito com materiais duráveis ​​e fáceis de limpar. 

Adicionar um tapete sob a mesa da sala de jantar pode melhorar a estética de um espaço, tornando-o mais aconchegante, convidativo e visualmente agradável. 

Até que ponto um tapete para sala deve ir além da mesa de jantar?

Uma boa regra é que o tapete se estenda além da mesa de jantar 24 polegadas em todos os lados. 

Isso deve permitir que as cadeiras se estendam para fora da mesa sem prender a borda do tapete, o que pode derrubar a cadeira e criar um risco de tropeçar.  

O tapete da sala de jantar pode ser muito grande?

Embora errar do lado maior versus menor seja benéfico para evitar riscos de tropeçar ou prender cadeiras nas bordas do tapete, selecionar um tapete grande demais também pode ser um problema. 

Essa abordagem pode dominar a sala e fazer com que o espaço pareça desequilibrado. Se o tapete for tão grande que precise ser colocado embaixo de móveis vizinhos como aparador ou bufê , ele é muito grande. 

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES

Tapete para Sala de Jantar: +06 Dicas para facilitar sua Escolha!

Um tapete para sala de jantar não é apenas um complemento decorativo, é uma declaração de estilo, conforto e hospitalidade.

Ao escolher o tapete da sala certo, você traz nova vida ao ambiente, adicionando textura, cor e uma sensação de acolhimento inigualável.

Seja lã, sintético, com padrões geométricos ou tons sólidos, a busca pelo tapete ideal pode ser tão prazerosa quanto admirá-lo todos os dias.

Vamos explorar as opções e descobrir como encontrar a peça que conversa com sua decoração e reflete sua personalidade.

Veja o que fazer antes de trocar o tapete para sala de jantar

tapete para sala de jantar-01
Imagem: (retirada do Google)

Ao decidir se você precisa trocar o tapete da sala de jantar, considere o desgaste, a facilidade de limpeza e o tamanho do tapete atual. 

Se o tapete da sala estiver rasgado ou puído em alguns lugares, é um indicador claro de que está pronto para ser substituído. 

Contudo se o tapete da sala não estiver gasto, ainda pode ser hora de fazer uma mudança para um novo tapete para sala de jantar. 

Quando você considera o tamanho do tapete para sala de jantar, se é fácil puxar as cadeiras para dentro ou para fora ou se elas ficam presas na borda do tapete? 

Se o tamanho do seu tapete para sala está tornando o assesso confortável ou criando um risco de tropeçar, talvez seja hora de trocar o tapete da sala. 

Outro fator importante a considerar é o material e a facilidade de limpeza. O tapete da sala é fácil de limpar ou é difícel de tirar as manchas? 

Substituí-lo por um tapete novo e fácil de limpar pode ser o ideal para tornar os seus jantares um pouco menos estressantes. 

Considerações de compra para tapetes para sala de jantar

Tamanho do tapete para sala

Escolher o tapete do tamanho certo para a sua sala de jantar é uma decisão de compra fundamental. 

Se o tapete for muito pequeno, pode criar riscos de tropeçar e dificultar a movimentação das cadeiras. Se for muito grande, pode sobrecarregar a sala ou esbarrar em móveis próximos. 

Para o melhor ajuste, dimensione o tapete para a mesa da sala de jantar, certificando-se de que as dimensões do tapete acomodem todas as cadeiras quando forem puxadas. 

Uma boa regra é adicionar 24 polegadas a todos os lados da mesa de jantar. As medidas resultantes fazem o tamanho ideal do tapete. 

Limpeza do tapete para sala

Como o tapete será colocado na sala de jantar, bagunças e derramamentos são inevitáveis. Portanto, é imprescindível que você escolha um tapete que seja fácil de limpar. 

Isso não apenas torna os derramamentos menos trágicos, mas também torna a limpeza muito menos tediosa.

Comprimento do tapete para sala

O comprimento da pilha também é importante quando se pensa em possíveis derramamentos. Tapetes longos podem parecer macios sob os pés, mas tentar extrair comida ou bebida derramada das fibras de um tapete felpudo não é tarefa fácil. 

Os tapetes compridos retêm pedaços de comida, tornando-os difíceis de limpar e remover manchas. Para um tapete de sala de jantar, é melhor escolher tapetes de pelo baixo ou tecido plano. 

Cores para o do tapete da sala

A cor e o padrão do tapete não apenas mudam muito a aparência do espaço, mas também afetam a visibilidade das manchas. Tapetes de cores claras são muito mais difíceis de remover manchas, tornando os restos de uma mancha mais visíveis. 

Pensando nisso, escolher um tapete de cor escura é ideal para salas de jantar. Outra opção é escolher um tapete estampado. 

Devido à presença do padrão, respingos e manchas não se destacam tanto quanto em um tapete sólido.

Formato do do tapete para sala

Assim como as cores e os padrões, o formato do tapete pode influenciar muito a sensação do ambiente. 

Para um espaço fluido e harmonioso, combine o formato do tapete com o formato da mesa da sala de jantar. 

Por exemplo, uma mesa retangular fica bem com um tapete retangular, enquanto uma mesa redonda fica bem com um tapete redondo. 

No entanto, se você prefere um visual mais eclético, tente misturar e combinar formas. Um tapete redondo com uma mesa quadrada criará um impacto visual mais ousado.

Tipos de do tapete para sala

tapete para sala de jantar-02
Imagem: (retirada do Google)

Tapete de lã

Os tapetes de lã oferecem durabilidade, facilidade de limpeza e uma sensação macia e luxuosa, tudo em um. Estes tapetes de fibra natural repelem a água e a sujeira, tornando-os uma ótima opção para salas de jantar. Os tapetes de lã são a escolha perfeita para quem procura incorporar um tapete de pelúcia sem comprometer a durabilidade. No entanto, os tapetes de lã estão no lado caro.  

Tapete de algodão

Os tapetes de algodão são outro tipo de tapete de fibra natural que oferece maciez e fácil manutenção. Muitas vezes, todo o tapete pode ser lavado. No entanto, os tapetes de algodão não são tão duráveis ​​quanto outros tipos de tapetes, então você pode precisar trocá-los com mais frequência. Eles são ideais para salas de jantar que não podem ser usadas com frequência. 

Tapete polipropileno

Também conhecidos como olefinas, os tapetes de polipropileno são tapetes de fibra sintética que oferecem resistência a manchas, bem como um toque macio e altura de pilha curta. Devido à durabilidade e à natureza sintética do polipropileno, esses tapetes são laváveis, tornando-os uma ótima opção para salas de jantar. 

Tapete de náilon

Semelhante ao polipropileno, os tapetes de nylon também oferecem durabilidade. Esses tapetes sintéticos tendem a ser ainda mais macios sob os pés do que as opções de polipropileno e são uma escolha popular e durável de tapete interno. O náilon não é tão resistente a manchas quanto o polipropileno, mas muitos tapetes são tratados para repelir manchas. Os tapetes de nylon são laváveis, o que é um ótimo recurso ao trabalhar para remover restos de comida.  

Tapete interno/externo

Os tapetes internos/externos são adequados para uso interno e externo. Esses tapetes geralmente são feitos de uma mistura de materiais, incluindo fibras naturais e sintéticas. Estes tapetes são projetados para suportar uso pesado e podem ser facilmente limpos. Com isso em mente, eles são ideais para salas de jantar de alto tráfego e casas com crianças ou animais de estimação.  

Custo do tapete para sala

O tamanho e o material do tapete da sala que você escolher afetarão muito o preço. Por exemplo, um tapete para sala grande de lã será muito mais caro do que um tapete sintético médio ou pequeno. Em média, para um tapete para sala de jantar, você pode gastar entre R$200 e R$1500.

Ao pensar em comprar o tapete da sala, tente fazer durante as festas de fim de ano ou perto do final do ano. Muitos lojistas fazem promoções nessas épocas, e é comum encontrar tapetes por preços mais baratos.  

Como escolher um tapete para sala de jantar

Com todo esse conhecimento, como você faz para escolher o tapete certo para o seu espaço? Aqui, veremos algumas perguntas importantes que você precisa fazer para ajudá-lo a decidir que tipo de tapete se adequaria à sua sala de jantar.

Com que frequência a sala de jantar é usada?

Considerar com que frequência a sala de jantar é usada ajudará você a determinar a durabilidade do tapete. 

Se for usado todos os dias, é melhor escolher um tapete durável e fácil de limpar, como um tapete interno/externo ou de lã. 

Se não for usado com frequência, um tapete de algodão pode servir. Você também pode estar mais aberto para escolher cores mais claras, pois as chances de respingos ou manchas são reduzidas quando a frequência de uso é menor. 

Quão grande é o quarto?

Outro fator importante a considerar é o tamanho da sala. A sala de jantar é grande com muito espaço aberto? Então, um tapete amplo pode ser o complemento perfeito para adicionar calor. 

No entanto, se a sua sala de jantar for apertada, considere cuidadosamente como o tapete afetará a função da sala. 

O tapete para sala deve ser capaz de acomodar todas as cadeiras quando puxado para evitar o risco de tropeçar.

Se colocar um tapete desse tamanho na sala complicará o movimento, talvez você não queira incluir um tapete.  

Você tem animais de estimação ou crianças?

Animais de estimação e crianças adicionam outra camada de desgaste a um tapete, incluindo o derramamento ou mancha inevitável. 

Se você tem filhos, animais de estimação ou ambos, você vai querer um tapete que seja durável e fácil de limpar, como um tapete interno/externo. 

Por outro lado, se você não tem filhos ou animais de estimação, pode optar por um tapete com fibras mais delicadas e macias. 

Onde comprar o tapete para sala

Você pode comprar tapete para sala de jantar online e em lojas varejistas. Suas preferências e hábitos de compra, juntamente com as vendas e políticas do varejista, determinarão qual opção é melhor para você ao comprar um tapete. 

Comprando na loja

Comprar um tapete na loja é uma ótima maneira de ver o tapete em primeira mão, avaliando características como seu material, sensação e altura da pilha. 

Ao fazer compras na loja, certifique-se de observar o material do tapete e suas medidas. Pergunte ao vendedor se o tapete vem com alguma garantia e qual é a política de devolução. 

Comprando on-line

A compra online não permite que você sinta pessoalmente o tapete para sala antes de comprá-lo. No entanto, as compras online oferecem uma seleção muito maior de tapetes do que as opções na loja. 

Ao fazer compras online, verifique os detalhes sobre as medidas do tapete da sala, material e comprimento. Não se esqueça de levar em consideração o custo de envio do tapete, se o varejista não oferecer frete grátis. 

Onde comprar um tapete para sala de jantar

Os tapetes para sala de jantar podem ser encontrados em muitas lojas de materiais de construção e varejistas de tapetes. As opções na loja incluem Home Depot, Home Goods, World Market, Pottery Barn e IKEA. Varejistas online incluem Ruggable, Wayfair, Amazon e Overstock, junto com muitos outros. 

Perguntas frequentes

É uma boa ideia colocar um tapete embaixo da mesa da sala de jantar?

Sim, um tapete para sala de jantar pode ser um ótimo complemento para sua decoração. O importante é que você escolha um tapete da sala feito com materiais duráveis ​​e fáceis de limpar. 

Adicionar um tapete sob a mesa da sala de jantar pode melhorar a estética de um espaço, tornando-o mais aconchegante, convidativo e visualmente agradável. 

Até que ponto um tapete para sala deve ir além da mesa de jantar?

Uma boa regra é que o tapete se estenda além da mesa de jantar 24 polegadas em todos os lados. 

Isso deve permitir que as cadeiras se estendam para fora da mesa sem prender a borda do tapete, o que pode derrubar a cadeira e criar um risco de tropeçar.  

O tapete da sala de jantar pode ser muito grande?

Embora errar do lado maior versus menor seja benéfico para evitar riscos de tropeçar ou prender cadeiras nas bordas do tapete, selecionar um tapete grande demais também pode ser um problema. 

Essa abordagem pode dominar a sala e fazer com que o espaço pareça desequilibrado. Se o tapete for tão grande que precise ser colocado embaixo de móveis vizinhos como aparador ou bufê , ele é muito grande. 

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES