sexta-feira, junho 14, 2024
InícioCasa e JardimTop 07 Dicas Perfeitas para Plantar Manjericão em Casa de Forma Prática...

Top 07 Dicas Perfeitas para Plantar Manjericão em Casa de Forma Prática até mesmo sendo iniciante!

Ah, o manjericão! Quem não adora o aroma fresco dessa erva maravilhosa? Hoje, vou compartilhar com vocês as minhas melhores dicas para plantar manjericão em casa. E o melhor de tudo, de uma forma tão simples que até quem nunca plantou nada vai se sentir um jardineiro experiente!

Como cultivar MANJERICÃO em VASO e como PODAR

O manjericão vai muito bem em molhos, na pizza e no preparo do clássico pesto. Mas, será que ele vai bem aí na sua casa? Hoje nós mostramos neste vídeo os truques e dicas para você cultivar uma ou muitas das variedades de manjericões em vasos ou na horta da sua casa. Vem!

Plantando Manjericão a partir de Sementes ou Estacas

A maneira mais natural de aprender como plantar manjericão é começar com sementes ou estacas. Para isso, você precisará de um pé de manjericão saudável, com ramos de 10 a 15 centímetros de altura.

Como plantar manjericão em casa-01
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Retire as folhas mais baixas do ramo e coloque-o em um recipiente com água. Troque a água diariamente. Em cerca de uma semana, as raízes estarão prontas para serem plantadas em um local definitivo. Para o cultivo, utilize adubo orgânico a cada 40 dias, preferencialmente húmus de minhoca. Lembre-se de que o manjericão não precisa de muita água, então evite exagerar na rega.

Plantando manjericão comprado no mercado

Uma maneira prática e econômica de começar a cultivar manjericão é utilizando ramos vendidos em mercados. É importante que esses ramos já possuam raízes. Caso contrário, você precisará seguir o processo de enraizamento descrito no tópico anterior.

Como plantar manjericão em casa-03
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Com os ramos enraizados, utilize um vaso com altura entre 20 e 30 centímetros, preenchido com terra de boa qualidade e adubada. A terra deve estar solta e seca para que as raízes não sejam danificadas. Faça um buraco na terra e plante o manjericão, deixando espaço suficiente entre as mudas.

Regue o manjericão com frequência, mas em pequenas quantidades. A planta florescerá durante quase todo o ano, então aproveite para usar em suas receitas e drinks favoritos.

Cultivando manjericão e alecrim no mesmo vaso

É possível cultivar manjericão e alecrim no mesmo vaso, já que ambas as plantas requerem cuidados similares, como terra arenosa, pouca água e adubação constante. Essa combinação de ervas pode enriquecer seus pratos e elevar sua culinária a outro nível.

Cultivando hortelã e manjericão juntos

A hortelã também pode ser cultivada junto ao manjericão, mas requer um vaso maior devido à necessidade de espaço para suas raízes. Se possível, cultive a hortelã em um vaso separado para evitar problemas com outras plantas.

Uma boa combinação de ervas para cultivar junto com o manjericão são orégano e manjerona. Com os cuidados adequados, você poderá desfrutar de pizzas e outros pratos com ervas frescas e saborosas.

07 Passo para Plantar Manjericão em Casa sendo Iniciante

Agora que você já tem uma noção de como plantar manjericão, vamos abordar um passo a passo mais detalhado para ajudar os leitores iniciantes a sanar suas dúvidas e obter sucesso no cultivo desse ingrediente versátil e delicioso.

Como plantar manjericão em casa-02
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Passo 1: Escolha das sementes ou estacas

Primeiramente, você precisa decidir se vai começar o plantio a partir de sementes ou estacas. Ambas as opções são viáveis, porém o cultivo por estacas pode ser mais rápido. Se optar por sementes, adquira-as em lojas especializadas ou em hortas próximas. Se preferir estacas, escolha um ramo saudável e com altura entre 10 e 15 centímetros.

Passo 2: Preparação do solo e do vaso

Escolha um vaso de tamanho adequado para a quantidade de manjericão que deseja plantar. Um vaso com cerca de 20 a 30 centímetros de altura é ideal para começar. Prepare o solo utilizando uma mistura de terra adubada, areia e húmus de minhoca, garantindo boa drenagem e nutrição para a planta.

Passo 3: Plantio das sementes ou estacas

Se for plantar sementes, espalhe-as superficialmente sobre o solo preparado, cobrindo-as com uma fina camada de terra. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, até que as mudas comecem a germinar. Já para estacas, após enraizar em água, plante-as diretamente no solo, garantindo um espaço adequado entre elas.

Passo 4: Rega e iluminação

O manjericão precisa de bastante luz solar direta, portanto, certifique-se de colocar o vaso em um local bem iluminado. A rega deve ser moderada, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Regue a planta a cada 2 ou 3 dias, dependendo das condições climáticas da sua região.

Passo 5: Poda e manutenção

Realizar podas periódicas é importante para estimular o crescimento e manter o manjericão saudável. Sempre que a planta atingir cerca de 15 a 20 centímetros de altura, pode os ramos mais altos, deixando apenas alguns pares de folhas. Isso estimulará a planta a se ramificar e se tornar mais volumosa.

Passo 6: Prevenção de pragas e doenças

Fique atento a sinais de pragas e doenças, como folhas murchas, amareladas ou manchas escuras. Se identificar algum problema, tome as medidas necessárias para combatê-lo, como a aplicação de inseticidas naturais ou a remoção de partes afetadas da planta.

Agora que você tem um guia detalhado para plantar manjericão, mãos à obra! Siga as instruções e, em pouco tempo, desfrute dos benefícios e sabores dessa erva aromática em suas receitas e pratos favoritos.

Passo 7: Colheita e armazenamento

Quando o manjericão atingir um bom tamanho e estiver bem ramificado, estará pronto para a colheita. Corte as folhas e os ramos conforme a necessidade, sempre deixando alguns pares de folhas na planta para garantir seu crescimento contínuo. A colheita pode ser feita durante todo o período de crescimento da planta, que pode durar de 4 a 6 meses, dependendo do clima e das condições de cultivo.

Para armazenar o manjericão, você pode lavá-lo e secá-lo bem antes de guardá-lo na geladeira, enrolado em um papel-toalha úmido e dentro de um saco plástico. Outra opção é congelar as folhas em sacos plásticos ou potes herméticos. Caso deseje, pode-se também desidratar as folhas, armazenando-as em um pote hermético em local fresco e escuro.

Dicas extras para um cultivo bem-sucedido

Como plantar manjericão em casa-00
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Rotação de culturas

Se você planeja cultivar manjericão em um canteiro ou horta, considere fazer a rotação de culturas. Isso ajuda a evitar a exaustão dos nutrientes do solo e reduz a probabilidade de pragas e doenças.

Consórcio com outras plantas

O manjericão pode ser plantado junto com outras hortaliças e ervas, como tomate, pimentão e alecrim. Essa prática ajuda a diversificar a horta e pode beneficiar o crescimento das plantas, além de afastar pragas naturalmente.

Adubação

A adubação com húmus de minhoca, composto orgânico ou fertilizantes químicos balanceados pode ser feita a cada 4 a 6 semanas, para manter a planta saudável e estimular seu crescimento.

Com essas informações, mesmo os leitores iniciantes poderão iniciar o cultivo de manjericão com sucesso. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, portanto, não desanime se enfrentar dificuldades no início.

Conclusão

Cultivar manjericão em casa é uma atividade prazerosa e terapêutica. Além de ser super prático, você terá sempre à mão essa erva aromática para enriquecer seus pratos.

Curiosidade: Você sabia que o manjericão é usado não apenas na culinária, mas também em tratamentos de aromaterapia devido ao seu aroma relaxante?

Perguntas Frequentes

Posso plantar manjericão durante o inverno?

Em climas mais frios, o ideal é cultivar o manjericão dentro de casa, perto de uma janela ensolarada.

Quanto tempo demora para o manjericão crescer?

As sementes de manjericão geralmente germinam em uma a duas semanas.

Posso usar adubo no meu manjericão?

Sim, adubos orgânicos são excelentes para fornecer nutrientes adicionais.

Como evitar que meu manjericão fique com as folhas amarelas?

Geralmente, isso é sinal de excesso de água. Regue apenas quando o solo estiver seco ao toque.

O manjericão pode ser cultivado em ambientes internos durante todo o ano?

Com certeza! Basta garantir luz solar suficiente e cuidados adequados.

Posso replantar o manjericão comprado em supermercados?

Sim, você pode replantá-lo em um vaso maior e seguir os mesmos cuidados de cultivo.

Espero que essas dicas ajudem você a ter um manjericão verdejante e perfumado em casa. Não se esqueça de experimentar com diferentes receitas, pois essa erva versátil é capaz de transformar qualquer prato simples em uma obra-prima culinária!

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES

Top 07 Dicas Perfeitas para Plantar Manjericão em Casa de Forma Prática até mesmo sendo iniciante!

Ah, o manjericão! Quem não adora o aroma fresco dessa erva maravilhosa? Hoje, vou compartilhar com vocês as minhas melhores dicas para plantar manjericão em casa. E o melhor de tudo, de uma forma tão simples que até quem nunca plantou nada vai se sentir um jardineiro experiente!

Como cultivar MANJERICÃO em VASO e como PODAR

O manjericão vai muito bem em molhos, na pizza e no preparo do clássico pesto. Mas, será que ele vai bem aí na sua casa? Hoje nós mostramos neste vídeo os truques e dicas para você cultivar uma ou muitas das variedades de manjericões em vasos ou na horta da sua casa. Vem!

Plantando Manjericão a partir de Sementes ou Estacas

A maneira mais natural de aprender como plantar manjericão é começar com sementes ou estacas. Para isso, você precisará de um pé de manjericão saudável, com ramos de 10 a 15 centímetros de altura.

Como plantar manjericão em casa-01
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Retire as folhas mais baixas do ramo e coloque-o em um recipiente com água. Troque a água diariamente. Em cerca de uma semana, as raízes estarão prontas para serem plantadas em um local definitivo. Para o cultivo, utilize adubo orgânico a cada 40 dias, preferencialmente húmus de minhoca. Lembre-se de que o manjericão não precisa de muita água, então evite exagerar na rega.

Plantando manjericão comprado no mercado

Uma maneira prática e econômica de começar a cultivar manjericão é utilizando ramos vendidos em mercados. É importante que esses ramos já possuam raízes. Caso contrário, você precisará seguir o processo de enraizamento descrito no tópico anterior.

Como plantar manjericão em casa-03
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Com os ramos enraizados, utilize um vaso com altura entre 20 e 30 centímetros, preenchido com terra de boa qualidade e adubada. A terra deve estar solta e seca para que as raízes não sejam danificadas. Faça um buraco na terra e plante o manjericão, deixando espaço suficiente entre as mudas.

Regue o manjericão com frequência, mas em pequenas quantidades. A planta florescerá durante quase todo o ano, então aproveite para usar em suas receitas e drinks favoritos.

Cultivando manjericão e alecrim no mesmo vaso

É possível cultivar manjericão e alecrim no mesmo vaso, já que ambas as plantas requerem cuidados similares, como terra arenosa, pouca água e adubação constante. Essa combinação de ervas pode enriquecer seus pratos e elevar sua culinária a outro nível.

Cultivando hortelã e manjericão juntos

A hortelã também pode ser cultivada junto ao manjericão, mas requer um vaso maior devido à necessidade de espaço para suas raízes. Se possível, cultive a hortelã em um vaso separado para evitar problemas com outras plantas.

Uma boa combinação de ervas para cultivar junto com o manjericão são orégano e manjerona. Com os cuidados adequados, você poderá desfrutar de pizzas e outros pratos com ervas frescas e saborosas.

07 Passo para Plantar Manjericão em Casa sendo Iniciante

Agora que você já tem uma noção de como plantar manjericão, vamos abordar um passo a passo mais detalhado para ajudar os leitores iniciantes a sanar suas dúvidas e obter sucesso no cultivo desse ingrediente versátil e delicioso.

Como plantar manjericão em casa-02
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Passo 1: Escolha das sementes ou estacas

Primeiramente, você precisa decidir se vai começar o plantio a partir de sementes ou estacas. Ambas as opções são viáveis, porém o cultivo por estacas pode ser mais rápido. Se optar por sementes, adquira-as em lojas especializadas ou em hortas próximas. Se preferir estacas, escolha um ramo saudável e com altura entre 10 e 15 centímetros.

Passo 2: Preparação do solo e do vaso

Escolha um vaso de tamanho adequado para a quantidade de manjericão que deseja plantar. Um vaso com cerca de 20 a 30 centímetros de altura é ideal para começar. Prepare o solo utilizando uma mistura de terra adubada, areia e húmus de minhoca, garantindo boa drenagem e nutrição para a planta.

Passo 3: Plantio das sementes ou estacas

Se for plantar sementes, espalhe-as superficialmente sobre o solo preparado, cobrindo-as com uma fina camada de terra. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, até que as mudas comecem a germinar. Já para estacas, após enraizar em água, plante-as diretamente no solo, garantindo um espaço adequado entre elas.

Passo 4: Rega e iluminação

O manjericão precisa de bastante luz solar direta, portanto, certifique-se de colocar o vaso em um local bem iluminado. A rega deve ser moderada, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Regue a planta a cada 2 ou 3 dias, dependendo das condições climáticas da sua região.

Passo 5: Poda e manutenção

Realizar podas periódicas é importante para estimular o crescimento e manter o manjericão saudável. Sempre que a planta atingir cerca de 15 a 20 centímetros de altura, pode os ramos mais altos, deixando apenas alguns pares de folhas. Isso estimulará a planta a se ramificar e se tornar mais volumosa.

Passo 6: Prevenção de pragas e doenças

Fique atento a sinais de pragas e doenças, como folhas murchas, amareladas ou manchas escuras. Se identificar algum problema, tome as medidas necessárias para combatê-lo, como a aplicação de inseticidas naturais ou a remoção de partes afetadas da planta.

Agora que você tem um guia detalhado para plantar manjericão, mãos à obra! Siga as instruções e, em pouco tempo, desfrute dos benefícios e sabores dessa erva aromática em suas receitas e pratos favoritos.

Passo 7: Colheita e armazenamento

Quando o manjericão atingir um bom tamanho e estiver bem ramificado, estará pronto para a colheita. Corte as folhas e os ramos conforme a necessidade, sempre deixando alguns pares de folhas na planta para garantir seu crescimento contínuo. A colheita pode ser feita durante todo o período de crescimento da planta, que pode durar de 4 a 6 meses, dependendo do clima e das condições de cultivo.

Para armazenar o manjericão, você pode lavá-lo e secá-lo bem antes de guardá-lo na geladeira, enrolado em um papel-toalha úmido e dentro de um saco plástico. Outra opção é congelar as folhas em sacos plásticos ou potes herméticos. Caso deseje, pode-se também desidratar as folhas, armazenando-as em um pote hermético em local fresco e escuro.

Dicas extras para um cultivo bem-sucedido

Como plantar manjericão em casa-00
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Rotação de culturas

Se você planeja cultivar manjericão em um canteiro ou horta, considere fazer a rotação de culturas. Isso ajuda a evitar a exaustão dos nutrientes do solo e reduz a probabilidade de pragas e doenças.

Consórcio com outras plantas

O manjericão pode ser plantado junto com outras hortaliças e ervas, como tomate, pimentão e alecrim. Essa prática ajuda a diversificar a horta e pode beneficiar o crescimento das plantas, além de afastar pragas naturalmente.

Adubação

A adubação com húmus de minhoca, composto orgânico ou fertilizantes químicos balanceados pode ser feita a cada 4 a 6 semanas, para manter a planta saudável e estimular seu crescimento.

Com essas informações, mesmo os leitores iniciantes poderão iniciar o cultivo de manjericão com sucesso. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, portanto, não desanime se enfrentar dificuldades no início.

Conclusão

Cultivar manjericão em casa é uma atividade prazerosa e terapêutica. Além de ser super prático, você terá sempre à mão essa erva aromática para enriquecer seus pratos.

Curiosidade: Você sabia que o manjericão é usado não apenas na culinária, mas também em tratamentos de aromaterapia devido ao seu aroma relaxante?

Perguntas Frequentes

Posso plantar manjericão durante o inverno?

Em climas mais frios, o ideal é cultivar o manjericão dentro de casa, perto de uma janela ensolarada.

Quanto tempo demora para o manjericão crescer?

As sementes de manjericão geralmente germinam em uma a duas semanas.

Posso usar adubo no meu manjericão?

Sim, adubos orgânicos são excelentes para fornecer nutrientes adicionais.

Como evitar que meu manjericão fique com as folhas amarelas?

Geralmente, isso é sinal de excesso de água. Regue apenas quando o solo estiver seco ao toque.

O manjericão pode ser cultivado em ambientes internos durante todo o ano?

Com certeza! Basta garantir luz solar suficiente e cuidados adequados.

Posso replantar o manjericão comprado em supermercados?

Sim, você pode replantá-lo em um vaso maior e seguir os mesmos cuidados de cultivo.

Espero que essas dicas ajudem você a ter um manjericão verdejante e perfumado em casa. Não se esqueça de experimentar com diferentes receitas, pois essa erva versátil é capaz de transformar qualquer prato simples em uma obra-prima culinária!

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES

Top 07 Dicas Perfeitas para Plantar Manjericão em Casa de Forma Prática até mesmo sendo iniciante!

Ah, o manjericão! Quem não adora o aroma fresco dessa erva maravilhosa? Hoje, vou compartilhar com vocês as minhas melhores dicas para plantar manjericão em casa. E o melhor de tudo, de uma forma tão simples que até quem nunca plantou nada vai se sentir um jardineiro experiente!

Como cultivar MANJERICÃO em VASO e como PODAR

O manjericão vai muito bem em molhos, na pizza e no preparo do clássico pesto. Mas, será que ele vai bem aí na sua casa? Hoje nós mostramos neste vídeo os truques e dicas para você cultivar uma ou muitas das variedades de manjericões em vasos ou na horta da sua casa. Vem!

Plantando Manjericão a partir de Sementes ou Estacas

A maneira mais natural de aprender como plantar manjericão é começar com sementes ou estacas. Para isso, você precisará de um pé de manjericão saudável, com ramos de 10 a 15 centímetros de altura.

Como plantar manjericão em casa-01
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Retire as folhas mais baixas do ramo e coloque-o em um recipiente com água. Troque a água diariamente. Em cerca de uma semana, as raízes estarão prontas para serem plantadas em um local definitivo. Para o cultivo, utilize adubo orgânico a cada 40 dias, preferencialmente húmus de minhoca. Lembre-se de que o manjericão não precisa de muita água, então evite exagerar na rega.

Plantando manjericão comprado no mercado

Uma maneira prática e econômica de começar a cultivar manjericão é utilizando ramos vendidos em mercados. É importante que esses ramos já possuam raízes. Caso contrário, você precisará seguir o processo de enraizamento descrito no tópico anterior.

Como plantar manjericão em casa-03
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Com os ramos enraizados, utilize um vaso com altura entre 20 e 30 centímetros, preenchido com terra de boa qualidade e adubada. A terra deve estar solta e seca para que as raízes não sejam danificadas. Faça um buraco na terra e plante o manjericão, deixando espaço suficiente entre as mudas.

Regue o manjericão com frequência, mas em pequenas quantidades. A planta florescerá durante quase todo o ano, então aproveite para usar em suas receitas e drinks favoritos.

Cultivando manjericão e alecrim no mesmo vaso

É possível cultivar manjericão e alecrim no mesmo vaso, já que ambas as plantas requerem cuidados similares, como terra arenosa, pouca água e adubação constante. Essa combinação de ervas pode enriquecer seus pratos e elevar sua culinária a outro nível.

Cultivando hortelã e manjericão juntos

A hortelã também pode ser cultivada junto ao manjericão, mas requer um vaso maior devido à necessidade de espaço para suas raízes. Se possível, cultive a hortelã em um vaso separado para evitar problemas com outras plantas.

Uma boa combinação de ervas para cultivar junto com o manjericão são orégano e manjerona. Com os cuidados adequados, você poderá desfrutar de pizzas e outros pratos com ervas frescas e saborosas.

07 Passo para Plantar Manjericão em Casa sendo Iniciante

Agora que você já tem uma noção de como plantar manjericão, vamos abordar um passo a passo mais detalhado para ajudar os leitores iniciantes a sanar suas dúvidas e obter sucesso no cultivo desse ingrediente versátil e delicioso.

Como plantar manjericão em casa-02
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Passo 1: Escolha das sementes ou estacas

Primeiramente, você precisa decidir se vai começar o plantio a partir de sementes ou estacas. Ambas as opções são viáveis, porém o cultivo por estacas pode ser mais rápido. Se optar por sementes, adquira-as em lojas especializadas ou em hortas próximas. Se preferir estacas, escolha um ramo saudável e com altura entre 10 e 15 centímetros.

Passo 2: Preparação do solo e do vaso

Escolha um vaso de tamanho adequado para a quantidade de manjericão que deseja plantar. Um vaso com cerca de 20 a 30 centímetros de altura é ideal para começar. Prepare o solo utilizando uma mistura de terra adubada, areia e húmus de minhoca, garantindo boa drenagem e nutrição para a planta.

Passo 3: Plantio das sementes ou estacas

Se for plantar sementes, espalhe-as superficialmente sobre o solo preparado, cobrindo-as com uma fina camada de terra. Mantenha o solo úmido, mas não encharcado, até que as mudas comecem a germinar. Já para estacas, após enraizar em água, plante-as diretamente no solo, garantindo um espaço adequado entre elas.

Passo 4: Rega e iluminação

O manjericão precisa de bastante luz solar direta, portanto, certifique-se de colocar o vaso em um local bem iluminado. A rega deve ser moderada, mantendo o solo úmido, mas não encharcado. Regue a planta a cada 2 ou 3 dias, dependendo das condições climáticas da sua região.

Passo 5: Poda e manutenção

Realizar podas periódicas é importante para estimular o crescimento e manter o manjericão saudável. Sempre que a planta atingir cerca de 15 a 20 centímetros de altura, pode os ramos mais altos, deixando apenas alguns pares de folhas. Isso estimulará a planta a se ramificar e se tornar mais volumosa.

Passo 6: Prevenção de pragas e doenças

Fique atento a sinais de pragas e doenças, como folhas murchas, amareladas ou manchas escuras. Se identificar algum problema, tome as medidas necessárias para combatê-lo, como a aplicação de inseticidas naturais ou a remoção de partes afetadas da planta.

Agora que você tem um guia detalhado para plantar manjericão, mãos à obra! Siga as instruções e, em pouco tempo, desfrute dos benefícios e sabores dessa erva aromática em suas receitas e pratos favoritos.

Passo 7: Colheita e armazenamento

Quando o manjericão atingir um bom tamanho e estiver bem ramificado, estará pronto para a colheita. Corte as folhas e os ramos conforme a necessidade, sempre deixando alguns pares de folhas na planta para garantir seu crescimento contínuo. A colheita pode ser feita durante todo o período de crescimento da planta, que pode durar de 4 a 6 meses, dependendo do clima e das condições de cultivo.

Para armazenar o manjericão, você pode lavá-lo e secá-lo bem antes de guardá-lo na geladeira, enrolado em um papel-toalha úmido e dentro de um saco plástico. Outra opção é congelar as folhas em sacos plásticos ou potes herméticos. Caso deseje, pode-se também desidratar as folhas, armazenando-as em um pote hermético em local fresco e escuro.

Dicas extras para um cultivo bem-sucedido

Como plantar manjericão em casa-00
Imagem: (compartilhada do Pinterest)

Rotação de culturas

Se você planeja cultivar manjericão em um canteiro ou horta, considere fazer a rotação de culturas. Isso ajuda a evitar a exaustão dos nutrientes do solo e reduz a probabilidade de pragas e doenças.

Consórcio com outras plantas

O manjericão pode ser plantado junto com outras hortaliças e ervas, como tomate, pimentão e alecrim. Essa prática ajuda a diversificar a horta e pode beneficiar o crescimento das plantas, além de afastar pragas naturalmente.

Adubação

A adubação com húmus de minhoca, composto orgânico ou fertilizantes químicos balanceados pode ser feita a cada 4 a 6 semanas, para manter a planta saudável e estimular seu crescimento.

Com essas informações, mesmo os leitores iniciantes poderão iniciar o cultivo de manjericão com sucesso. Lembre-se de que a prática leva à perfeição, portanto, não desanime se enfrentar dificuldades no início.

Conclusão

Cultivar manjericão em casa é uma atividade prazerosa e terapêutica. Além de ser super prático, você terá sempre à mão essa erva aromática para enriquecer seus pratos.

Curiosidade: Você sabia que o manjericão é usado não apenas na culinária, mas também em tratamentos de aromaterapia devido ao seu aroma relaxante?

Perguntas Frequentes

Posso plantar manjericão durante o inverno?

Em climas mais frios, o ideal é cultivar o manjericão dentro de casa, perto de uma janela ensolarada.

Quanto tempo demora para o manjericão crescer?

As sementes de manjericão geralmente germinam em uma a duas semanas.

Posso usar adubo no meu manjericão?

Sim, adubos orgânicos são excelentes para fornecer nutrientes adicionais.

Como evitar que meu manjericão fique com as folhas amarelas?

Geralmente, isso é sinal de excesso de água. Regue apenas quando o solo estiver seco ao toque.

O manjericão pode ser cultivado em ambientes internos durante todo o ano?

Com certeza! Basta garantir luz solar suficiente e cuidados adequados.

Posso replantar o manjericão comprado em supermercados?

Sim, você pode replantá-lo em um vaso maior e seguir os mesmos cuidados de cultivo.

Espero que essas dicas ajudem você a ter um manjericão verdejante e perfumado em casa. Não se esqueça de experimentar com diferentes receitas, pois essa erva versátil é capaz de transformar qualquer prato simples em uma obra-prima culinária!

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. 

Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigado

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES