segunda-feira, junho 17, 2024
InícioCasa e JardimDescubra Como Ter Samambaias Lindas e Saudáveis em Qualquer Cantinho da Sua...

Descubra Como Ter Samambaias Lindas e Saudáveis em Qualquer Cantinho da Sua Casa!

As samambaias são frequentemente associadas a clareiras frescas e exuberantes e vales úmidos. Tanto no interior como no exterior, a folhagem verde proporciona uma sensação de calma. 

Enquanto muitas variedades adoram condições úmidas e sombrias, a samambaia pode ser encontrada crescendo em uma enorme variedade de condições em quase todos os continentes. Existem espécies nativas de ecossistemas desérticos, alpinos, florestais, prados e pantanais. 

Nem todos são ‘samambaias’ também, alguns como a samambaia escudo, não têm pinas minúsculas em suas folhas, mas têm folhas grandes e semelhantes a tiras, e as samambaias de azevinho têm folhas como, bem, azevinho. Eles são um grupo antigo de plantas que não produzem flores, mas se reproduzem por meio de esporos.

Samambaia como uma planta de casa

Samambaias-01
Imagem: (retirada do Google)

Enquanto as plantas ao ar livre geralmente adoram sombra e condições uniformemente úmidas, as versões internas preferem luz indireta moderada a brilhante e gostam de deixar o solo secar um pouco entre as regas. 

Como muitas plantas de casa, uma samambaia se sai melhor quando levemente ligada às raízes. 

A alta umidade é realmente benéfica, mas como a maioria das casas não tem muita umidade no ar durante todo o ano, borrifar as folhas com água de um borrifador algumas vezes por semana é uma boa prática. 

Bandejas de seixos cheias de água embaixo da planta também podem ajudar a aumentar a umidade ao redor da planta. Aqui estão algumas variedades de interior atraentes e fáceis de cultivar:

  • Nefrolepsia elevada , Boston
  • Nephrolepsis exaltou ‘Fluffy Ruffles’, Ruffle
  • Polypodium ou Davallia , pé de coelho
  • Pellaea rotundifolia , Botão f
  • Adiantum cuneatum , Maidenhair
  • Pteris ensiformis , Tabela
  • Platycerium , Staghorn
  • Asplenium ninho , Birdsnest

Para o jardim

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

Ao ar livre, a maioria das plantas desfruta de umidade consistente e sombra a sombra parcial. Algumas variedades, como Avestruz e Royal, podem crescer em pleno sol se forem submetidas a condições muito úmidas. Procure plantas nativas da sua região. 

As folhas ficam ótimas em jardins florestais naturalistas, bordas de sombra perenes, ao longo de riachos e bordas de lagoas, em recipientes e como cobertura do solo. 

Em climas quentes, as variedades de chifre de veado podem dar um ar tropical a um jardim quando cultivadas presas a um tronco de árvore. 

As variedades de árvores também podem ser bastante impressionantes como o ponto focal de um canteiro de jardim. Os seguintes são bonitos e adaptáveis.

  • Athyrium niponicum ‘Pictum’, pintado em japonês, zonas 3-8
  • Adiantum pedutum , Maidenhair, zonas 4-9
  • Osmunda regalis , Royal, zonas 3-10
  • Osmunda cinnamomea , Canela, zonas 3-10
  • Dryopteris spinulosa , Madeira comum, zonas 3-10
  • Dennstaedtia punctilobula , Hayscented, zonas 3-9
  • Polystichum acrostichoides , Natal, zonas 3-8
  • Polystychus protegido , Espada, zonas 8-11
  • Matteuchia pennsylvanica , avestruz, zonas 2-9

Propagando sua samambaia

Plantas de casa

Na natureza, as samambaias geralmente se reproduzem por meio de esporos que geralmente podem ser vistos na parte inferior de suas folhas. 

No entanto, os jardineiros descobrem que as samambaias são mais facilmente multiplicadas por divisão. 

Para plantas de casa, divida quando os aglomerados ficarem lotados ou quando muitos novos ramos estiverem crescendo. Plante cada seção em um vaso pequeno

As samambaias parecem preferir ficar um pouco presas às raízes, por isso é melhor replantá-las apenas quando parecerem estar saindo do vaso em que estão.

Selecione um vaso apenas do tamanho necessário para acomodar a planta. Um vaso grande demais pode causar problemas por causa do excesso de umidade. 

Certifique-se de que o vaso escolhido tenha orifícios de drenagem. Também é útil colocar um pouco de cascalho no fundo do vaso para evitar que os orifícios de drenagem fiquem obstruídos com o solo.

O solo deve conter matéria orgânica, como turfa, para permitir a drenagem adequada e, ao mesmo tempo, permanecer úmido.

Samambaias Saiba como cuidar e cultivar sua planta 02
Imagem: Retirada do Google

Plantas ao ar livre

No jardim, divida as plantas estabelecidas na primavera antes que o novo crescimento apareça. 

Desenterre todo o aglomerado e serre ou separe as seções. Replante no mesmo nível do solo que antes e regue bem. Jardineiros ambiciosos podem tentar cultivá-los a partir de esporos.

Solo arenoso com boa drenagem é ideal para samambaias em sua paisagem. Se o seu solo tiver um alto teor de argila, ele pode ser facilmente corrigido pela adição de turfa, composto ou outros materiais orgânicos.

Samambaias de inverno: dicas para ajudar suas samambaias a sobreviver

O inverno de samambaias não é complicado, mas depende do seu clima específico e do tipo de samambaia que você tem. 

Feito corretamente, suas samambaias sobreviverão ao inverno para florescer novamente quando o clima quente chegar.

Como cuidas das Samambaias corretamente no inverno

Samambaias Saiba como cuidar e cultivar sua planta 03
Imagem: Retirada do Google

Como você cuida das suas samambaias no inverno vai depender do tipo de samambaia que você tem.

Existem muitos, muitos tipos de samambaias. A maioria se enquadra nas categorias de ser perene ou decídua. Cada um exigirá cuidados ligeiramente diferentes para os meses de inverno. Sua zona de jardinagem também é um fator no cuidado de qualquer tipo.

Algumas samambaias perenes prosperam em climas tão frios quanto a Zona 3. Outras preferem climas mais quentes. 

As samambaias decíduas são muito parecidas, com diferentes tipos adequados para determinadas zonas. 

Portanto, é importante que você saiba que tipo de samambaia você tem e em que zona você está para determinar o melhor procedimento de cuidados de inverno a seguir.

Se você não tiver certeza da sua zona de robustez, tente usar o mapa USDA Hardiness Zone, que você também pode pesquisar por endereço ou cidade para obter as informações mais precisas.

Samambaias perenes

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

As samambaias perenes são assim chamadas porque permanecem verdes no inverno, desde que estejam crescendo em zonas adequadas. 

Sua folhagem verde morrerá na primavera. Dependendo da variedade, elas podem prosperar nas Zonas 3 a 10.

Muitas vezes, essas samambaias são usadas em arranjos de flores para fornecer a vegetação necessária.

Um exemplo de uma samambaia perene é a samambaia de Natal. Ela cresce bem nas Zonas 5 a 9.

A invernação de samambaias perenes é simplesmente uma questão de garantir que você tenha a samambaia certa para sua zona de jardinagem. 

Cultivadas no clima correto, as samambaias perenes fornecerão vegetação durante os meses de inverno e podem ser podadas na primavera, quando as folhas velhas parecem desgrenhadas e novas folhas estão se formando. 

Certifique-se de manter as raízes úmidas, regando o solo, não as folhas, se for necessário regar para evitar que seque.

Samambaias decíduas

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

As samambaias decíduas não ficam verdes no inverno. No entanto, se você escolheu samambaias adequadas à sua zona, elas ainda sobreviverão bem ao inverno. 

Quando as folhas começarem a morrer no outono, corte-as. Você pode manter as samambaias aquecidas com uma cobertura morta para os meses de inverno. Você verá novas folhas se formando na primavera.

Um exemplo de uma samambaia decídua é a samambaia de avenca ocidental.

Samambaias em vaso de inverno

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

Frequentemente, as pessoas obtêm plantas que não são ideais para sua zona de jardim específica. Essas pessoas acabam decepcionadas quando sua linda planta morre no inverno. 

Isso também é comum com samambaias. Neste caso, as samambaias de inverno são um pouco diferentes das samambaias em suas zonas de crescimento adequadas.

No entanto, essa samambaia é comumente comprada em zonas mais frias no verão para pendurar vasos

Se você comprar uma samambaia como essa, saiba que ela não sobreviverá ao ar livre durante um inverno rigoroso.

Sua melhor aposta é trazer uma samambaia tenra (não resistente ao gelo) e cultivá-la como planta de casa durante os meses de inverno. 

Coloque-o perto de uma janela brilhante, mas longe de aquecedores e mantenha-o úmido. 

Uma janela voltada para o sul é melhor para a luz ideal, mas uma janela voltada para o leste serve. Com cuidado, você poderá colocar sua samambaia ao ar livre no verão. 

Sua samambaia de Boston pode muito provavelmente perder algumas folhas enquanto se ajusta às condições internas, mas continue alimentando-a e ocasionalmente borrifando-a, e deve permanecer saudável até você pode colocá-lo ao ar livre novamente na próxima primavera.

Mantenha suas samambaias saudáveis, ano após ano

Saber qual tipo de samambaia você tem ajudará você a descobrir a melhor maneira de hibernal. 

Esteja sua samambaia em seu jardim ou em uma panela ou cesta suspensa, você pode hibernar as samambaias com sucesso e apreciá-las ano após ano.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES

Descubra Como Ter Samambaias Lindas e Saudáveis em Qualquer Cantinho da Sua Casa!

As samambaias são frequentemente associadas a clareiras frescas e exuberantes e vales úmidos. Tanto no interior como no exterior, a folhagem verde proporciona uma sensação de calma. 

Enquanto muitas variedades adoram condições úmidas e sombrias, a samambaia pode ser encontrada crescendo em uma enorme variedade de condições em quase todos os continentes. Existem espécies nativas de ecossistemas desérticos, alpinos, florestais, prados e pantanais. 

Nem todos são ‘samambaias’ também, alguns como a samambaia escudo, não têm pinas minúsculas em suas folhas, mas têm folhas grandes e semelhantes a tiras, e as samambaias de azevinho têm folhas como, bem, azevinho. Eles são um grupo antigo de plantas que não produzem flores, mas se reproduzem por meio de esporos.

Samambaia como uma planta de casa

Samambaias-01
Imagem: (retirada do Google)

Enquanto as plantas ao ar livre geralmente adoram sombra e condições uniformemente úmidas, as versões internas preferem luz indireta moderada a brilhante e gostam de deixar o solo secar um pouco entre as regas. 

Como muitas plantas de casa, uma samambaia se sai melhor quando levemente ligada às raízes. 

A alta umidade é realmente benéfica, mas como a maioria das casas não tem muita umidade no ar durante todo o ano, borrifar as folhas com água de um borrifador algumas vezes por semana é uma boa prática. 

Bandejas de seixos cheias de água embaixo da planta também podem ajudar a aumentar a umidade ao redor da planta. Aqui estão algumas variedades de interior atraentes e fáceis de cultivar:

  • Nefrolepsia elevada , Boston
  • Nephrolepsis exaltou ‘Fluffy Ruffles’, Ruffle
  • Polypodium ou Davallia , pé de coelho
  • Pellaea rotundifolia , Botão f
  • Adiantum cuneatum , Maidenhair
  • Pteris ensiformis , Tabela
  • Platycerium , Staghorn
  • Asplenium ninho , Birdsnest

Para o jardim

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

Ao ar livre, a maioria das plantas desfruta de umidade consistente e sombra a sombra parcial. Algumas variedades, como Avestruz e Royal, podem crescer em pleno sol se forem submetidas a condições muito úmidas. Procure plantas nativas da sua região. 

As folhas ficam ótimas em jardins florestais naturalistas, bordas de sombra perenes, ao longo de riachos e bordas de lagoas, em recipientes e como cobertura do solo. 

Em climas quentes, as variedades de chifre de veado podem dar um ar tropical a um jardim quando cultivadas presas a um tronco de árvore. 

As variedades de árvores também podem ser bastante impressionantes como o ponto focal de um canteiro de jardim. Os seguintes são bonitos e adaptáveis.

  • Athyrium niponicum ‘Pictum’, pintado em japonês, zonas 3-8
  • Adiantum pedutum , Maidenhair, zonas 4-9
  • Osmunda regalis , Royal, zonas 3-10
  • Osmunda cinnamomea , Canela, zonas 3-10
  • Dryopteris spinulosa , Madeira comum, zonas 3-10
  • Dennstaedtia punctilobula , Hayscented, zonas 3-9
  • Polystichum acrostichoides , Natal, zonas 3-8
  • Polystychus protegido , Espada, zonas 8-11
  • Matteuchia pennsylvanica , avestruz, zonas 2-9

Propagando sua samambaia

Plantas de casa

Na natureza, as samambaias geralmente se reproduzem por meio de esporos que geralmente podem ser vistos na parte inferior de suas folhas. 

No entanto, os jardineiros descobrem que as samambaias são mais facilmente multiplicadas por divisão. 

Para plantas de casa, divida quando os aglomerados ficarem lotados ou quando muitos novos ramos estiverem crescendo. Plante cada seção em um vaso pequeno

As samambaias parecem preferir ficar um pouco presas às raízes, por isso é melhor replantá-las apenas quando parecerem estar saindo do vaso em que estão.

Selecione um vaso apenas do tamanho necessário para acomodar a planta. Um vaso grande demais pode causar problemas por causa do excesso de umidade. 

Certifique-se de que o vaso escolhido tenha orifícios de drenagem. Também é útil colocar um pouco de cascalho no fundo do vaso para evitar que os orifícios de drenagem fiquem obstruídos com o solo.

O solo deve conter matéria orgânica, como turfa, para permitir a drenagem adequada e, ao mesmo tempo, permanecer úmido.

Samambaias Saiba como cuidar e cultivar sua planta 02
Imagem: Retirada do Google

Plantas ao ar livre

No jardim, divida as plantas estabelecidas na primavera antes que o novo crescimento apareça. 

Desenterre todo o aglomerado e serre ou separe as seções. Replante no mesmo nível do solo que antes e regue bem. Jardineiros ambiciosos podem tentar cultivá-los a partir de esporos.

Solo arenoso com boa drenagem é ideal para samambaias em sua paisagem. Se o seu solo tiver um alto teor de argila, ele pode ser facilmente corrigido pela adição de turfa, composto ou outros materiais orgânicos.

Samambaias de inverno: dicas para ajudar suas samambaias a sobreviver

O inverno de samambaias não é complicado, mas depende do seu clima específico e do tipo de samambaia que você tem. 

Feito corretamente, suas samambaias sobreviverão ao inverno para florescer novamente quando o clima quente chegar.

Como cuidas das Samambaias corretamente no inverno

Samambaias Saiba como cuidar e cultivar sua planta 03
Imagem: Retirada do Google

Como você cuida das suas samambaias no inverno vai depender do tipo de samambaia que você tem.

Existem muitos, muitos tipos de samambaias. A maioria se enquadra nas categorias de ser perene ou decídua. Cada um exigirá cuidados ligeiramente diferentes para os meses de inverno. Sua zona de jardinagem também é um fator no cuidado de qualquer tipo.

Algumas samambaias perenes prosperam em climas tão frios quanto a Zona 3. Outras preferem climas mais quentes. 

As samambaias decíduas são muito parecidas, com diferentes tipos adequados para determinadas zonas. 

Portanto, é importante que você saiba que tipo de samambaia você tem e em que zona você está para determinar o melhor procedimento de cuidados de inverno a seguir.

Se você não tiver certeza da sua zona de robustez, tente usar o mapa USDA Hardiness Zone, que você também pode pesquisar por endereço ou cidade para obter as informações mais precisas.

Samambaias perenes

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

As samambaias perenes são assim chamadas porque permanecem verdes no inverno, desde que estejam crescendo em zonas adequadas. 

Sua folhagem verde morrerá na primavera. Dependendo da variedade, elas podem prosperar nas Zonas 3 a 10.

Muitas vezes, essas samambaias são usadas em arranjos de flores para fornecer a vegetação necessária.

Um exemplo de uma samambaia perene é a samambaia de Natal. Ela cresce bem nas Zonas 5 a 9.

A invernação de samambaias perenes é simplesmente uma questão de garantir que você tenha a samambaia certa para sua zona de jardinagem. 

Cultivadas no clima correto, as samambaias perenes fornecerão vegetação durante os meses de inverno e podem ser podadas na primavera, quando as folhas velhas parecem desgrenhadas e novas folhas estão se formando. 

Certifique-se de manter as raízes úmidas, regando o solo, não as folhas, se for necessário regar para evitar que seque.

Samambaias decíduas

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

As samambaias decíduas não ficam verdes no inverno. No entanto, se você escolheu samambaias adequadas à sua zona, elas ainda sobreviverão bem ao inverno. 

Quando as folhas começarem a morrer no outono, corte-as. Você pode manter as samambaias aquecidas com uma cobertura morta para os meses de inverno. Você verá novas folhas se formando na primavera.

Um exemplo de uma samambaia decídua é a samambaia de avenca ocidental.

Samambaias em vaso de inverno

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

Frequentemente, as pessoas obtêm plantas que não são ideais para sua zona de jardim específica. Essas pessoas acabam decepcionadas quando sua linda planta morre no inverno. 

Isso também é comum com samambaias. Neste caso, as samambaias de inverno são um pouco diferentes das samambaias em suas zonas de crescimento adequadas.

No entanto, essa samambaia é comumente comprada em zonas mais frias no verão para pendurar vasos

Se você comprar uma samambaia como essa, saiba que ela não sobreviverá ao ar livre durante um inverno rigoroso.

Sua melhor aposta é trazer uma samambaia tenra (não resistente ao gelo) e cultivá-la como planta de casa durante os meses de inverno. 

Coloque-o perto de uma janela brilhante, mas longe de aquecedores e mantenha-o úmido. 

Uma janela voltada para o sul é melhor para a luz ideal, mas uma janela voltada para o leste serve. Com cuidado, você poderá colocar sua samambaia ao ar livre no verão. 

Sua samambaia de Boston pode muito provavelmente perder algumas folhas enquanto se ajusta às condições internas, mas continue alimentando-a e ocasionalmente borrifando-a, e deve permanecer saudável até você pode colocá-lo ao ar livre novamente na próxima primavera.

Mantenha suas samambaias saudáveis, ano após ano

Saber qual tipo de samambaia você tem ajudará você a descobrir a melhor maneira de hibernal. 

Esteja sua samambaia em seu jardim ou em uma panela ou cesta suspensa, você pode hibernar as samambaias com sucesso e apreciá-las ano após ano.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES

Descubra Como Ter Samambaias Lindas e Saudáveis em Qualquer Cantinho da Sua Casa!

As samambaias são frequentemente associadas a clareiras frescas e exuberantes e vales úmidos. Tanto no interior como no exterior, a folhagem verde proporciona uma sensação de calma. 

Enquanto muitas variedades adoram condições úmidas e sombrias, a samambaia pode ser encontrada crescendo em uma enorme variedade de condições em quase todos os continentes. Existem espécies nativas de ecossistemas desérticos, alpinos, florestais, prados e pantanais. 

Nem todos são ‘samambaias’ também, alguns como a samambaia escudo, não têm pinas minúsculas em suas folhas, mas têm folhas grandes e semelhantes a tiras, e as samambaias de azevinho têm folhas como, bem, azevinho. Eles são um grupo antigo de plantas que não produzem flores, mas se reproduzem por meio de esporos.

Samambaia como uma planta de casa

Samambaias-01
Imagem: (retirada do Google)

Enquanto as plantas ao ar livre geralmente adoram sombra e condições uniformemente úmidas, as versões internas preferem luz indireta moderada a brilhante e gostam de deixar o solo secar um pouco entre as regas. 

Como muitas plantas de casa, uma samambaia se sai melhor quando levemente ligada às raízes. 

A alta umidade é realmente benéfica, mas como a maioria das casas não tem muita umidade no ar durante todo o ano, borrifar as folhas com água de um borrifador algumas vezes por semana é uma boa prática. 

Bandejas de seixos cheias de água embaixo da planta também podem ajudar a aumentar a umidade ao redor da planta. Aqui estão algumas variedades de interior atraentes e fáceis de cultivar:

  • Nefrolepsia elevada , Boston
  • Nephrolepsis exaltou ‘Fluffy Ruffles’, Ruffle
  • Polypodium ou Davallia , pé de coelho
  • Pellaea rotundifolia , Botão f
  • Adiantum cuneatum , Maidenhair
  • Pteris ensiformis , Tabela
  • Platycerium , Staghorn
  • Asplenium ninho , Birdsnest

Para o jardim

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

Ao ar livre, a maioria das plantas desfruta de umidade consistente e sombra a sombra parcial. Algumas variedades, como Avestruz e Royal, podem crescer em pleno sol se forem submetidas a condições muito úmidas. Procure plantas nativas da sua região. 

As folhas ficam ótimas em jardins florestais naturalistas, bordas de sombra perenes, ao longo de riachos e bordas de lagoas, em recipientes e como cobertura do solo. 

Em climas quentes, as variedades de chifre de veado podem dar um ar tropical a um jardim quando cultivadas presas a um tronco de árvore. 

As variedades de árvores também podem ser bastante impressionantes como o ponto focal de um canteiro de jardim. Os seguintes são bonitos e adaptáveis.

  • Athyrium niponicum ‘Pictum’, pintado em japonês, zonas 3-8
  • Adiantum pedutum , Maidenhair, zonas 4-9
  • Osmunda regalis , Royal, zonas 3-10
  • Osmunda cinnamomea , Canela, zonas 3-10
  • Dryopteris spinulosa , Madeira comum, zonas 3-10
  • Dennstaedtia punctilobula , Hayscented, zonas 3-9
  • Polystichum acrostichoides , Natal, zonas 3-8
  • Polystychus protegido , Espada, zonas 8-11
  • Matteuchia pennsylvanica , avestruz, zonas 2-9

Propagando sua samambaia

Plantas de casa

Na natureza, as samambaias geralmente se reproduzem por meio de esporos que geralmente podem ser vistos na parte inferior de suas folhas. 

No entanto, os jardineiros descobrem que as samambaias são mais facilmente multiplicadas por divisão. 

Para plantas de casa, divida quando os aglomerados ficarem lotados ou quando muitos novos ramos estiverem crescendo. Plante cada seção em um vaso pequeno

As samambaias parecem preferir ficar um pouco presas às raízes, por isso é melhor replantá-las apenas quando parecerem estar saindo do vaso em que estão.

Selecione um vaso apenas do tamanho necessário para acomodar a planta. Um vaso grande demais pode causar problemas por causa do excesso de umidade. 

Certifique-se de que o vaso escolhido tenha orifícios de drenagem. Também é útil colocar um pouco de cascalho no fundo do vaso para evitar que os orifícios de drenagem fiquem obstruídos com o solo.

O solo deve conter matéria orgânica, como turfa, para permitir a drenagem adequada e, ao mesmo tempo, permanecer úmido.

Samambaias Saiba como cuidar e cultivar sua planta 02
Imagem: Retirada do Google

Plantas ao ar livre

No jardim, divida as plantas estabelecidas na primavera antes que o novo crescimento apareça. 

Desenterre todo o aglomerado e serre ou separe as seções. Replante no mesmo nível do solo que antes e regue bem. Jardineiros ambiciosos podem tentar cultivá-los a partir de esporos.

Solo arenoso com boa drenagem é ideal para samambaias em sua paisagem. Se o seu solo tiver um alto teor de argila, ele pode ser facilmente corrigido pela adição de turfa, composto ou outros materiais orgânicos.

Samambaias de inverno: dicas para ajudar suas samambaias a sobreviver

O inverno de samambaias não é complicado, mas depende do seu clima específico e do tipo de samambaia que você tem. 

Feito corretamente, suas samambaias sobreviverão ao inverno para florescer novamente quando o clima quente chegar.

Como cuidas das Samambaias corretamente no inverno

Samambaias Saiba como cuidar e cultivar sua planta 03
Imagem: Retirada do Google

Como você cuida das suas samambaias no inverno vai depender do tipo de samambaia que você tem.

Existem muitos, muitos tipos de samambaias. A maioria se enquadra nas categorias de ser perene ou decídua. Cada um exigirá cuidados ligeiramente diferentes para os meses de inverno. Sua zona de jardinagem também é um fator no cuidado de qualquer tipo.

Algumas samambaias perenes prosperam em climas tão frios quanto a Zona 3. Outras preferem climas mais quentes. 

As samambaias decíduas são muito parecidas, com diferentes tipos adequados para determinadas zonas. 

Portanto, é importante que você saiba que tipo de samambaia você tem e em que zona você está para determinar o melhor procedimento de cuidados de inverno a seguir.

Se você não tiver certeza da sua zona de robustez, tente usar o mapa USDA Hardiness Zone, que você também pode pesquisar por endereço ou cidade para obter as informações mais precisas.

Samambaias perenes

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

As samambaias perenes são assim chamadas porque permanecem verdes no inverno, desde que estejam crescendo em zonas adequadas. 

Sua folhagem verde morrerá na primavera. Dependendo da variedade, elas podem prosperar nas Zonas 3 a 10.

Muitas vezes, essas samambaias são usadas em arranjos de flores para fornecer a vegetação necessária.

Um exemplo de uma samambaia perene é a samambaia de Natal. Ela cresce bem nas Zonas 5 a 9.

A invernação de samambaias perenes é simplesmente uma questão de garantir que você tenha a samambaia certa para sua zona de jardinagem. 

Cultivadas no clima correto, as samambaias perenes fornecerão vegetação durante os meses de inverno e podem ser podadas na primavera, quando as folhas velhas parecem desgrenhadas e novas folhas estão se formando. 

Certifique-se de manter as raízes úmidas, regando o solo, não as folhas, se for necessário regar para evitar que seque.

Samambaias decíduas

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

As samambaias decíduas não ficam verdes no inverno. No entanto, se você escolheu samambaias adequadas à sua zona, elas ainda sobreviverão bem ao inverno. 

Quando as folhas começarem a morrer no outono, corte-as. Você pode manter as samambaias aquecidas com uma cobertura morta para os meses de inverno. Você verá novas folhas se formando na primavera.

Um exemplo de uma samambaia decídua é a samambaia de avenca ocidental.

Samambaias em vaso de inverno

Samambaias
Imagem: Retirada do Google

Frequentemente, as pessoas obtêm plantas que não são ideais para sua zona de jardim específica. Essas pessoas acabam decepcionadas quando sua linda planta morre no inverno. 

Isso também é comum com samambaias. Neste caso, as samambaias de inverno são um pouco diferentes das samambaias em suas zonas de crescimento adequadas.

No entanto, essa samambaia é comumente comprada em zonas mais frias no verão para pendurar vasos

Se você comprar uma samambaia como essa, saiba que ela não sobreviverá ao ar livre durante um inverno rigoroso.

Sua melhor aposta é trazer uma samambaia tenra (não resistente ao gelo) e cultivá-la como planta de casa durante os meses de inverno. 

Coloque-o perto de uma janela brilhante, mas longe de aquecedores e mantenha-o úmido. 

Uma janela voltada para o sul é melhor para a luz ideal, mas uma janela voltada para o leste serve. Com cuidado, você poderá colocar sua samambaia ao ar livre no verão. 

Sua samambaia de Boston pode muito provavelmente perder algumas folhas enquanto se ajusta às condições internas, mas continue alimentando-a e ocasionalmente borrifando-a, e deve permanecer saudável até você pode colocá-lo ao ar livre novamente na próxima primavera.

Mantenha suas samambaias saudáveis, ano após ano

Saber qual tipo de samambaia você tem ajudará você a descobrir a melhor maneira de hibernal. 

Esteja sua samambaia em seu jardim ou em uma panela ou cesta suspensa, você pode hibernar as samambaias com sucesso e apreciá-las ano após ano.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES