sábado, junho 22, 2024
InícioCasa e JardimNão Precisa Ser Expert! Veja como Cultivar Estas 10 Suculentas em Casa

Não Precisa Ser Expert! Veja como Cultivar Estas 10 Suculentas em Casa

As suculentas são uma ótima opção para quem está começando a cultivar plantas em casa. Elas são fáceis de cuidar e se adaptam facilmente a ambientes com pouca luz e água.

Neste artigo, apresentaremos tipos de suculentas ideais para quem é iniciante no cultivo de plantas. Você vai descobrir que há uma grande variedade de suculentas disponíveis, cada uma com suas próprias características e necessidades de cuidado.

Algumas são pequenas e discretas, enquanto outras são grandes e chamativas. Todas elas, no entanto, são perfeitas para quem está começando a se aventurar no mundo do cultivo de plantas.

Então, se você quer começar a cultivar suas próprias plantas em casa, mas não tem muita experiência, essa lista é perfeita para você.

Confira agora os 10 tipos de suculentas ideais para iniciantes e escolha aquele que melhor se adapta ao seu estilo e espaço

Suculentas fáceis de cultivar dentro de casa

As suculentas se tornaram super populares nos últimos anos e por boas razões. Existem centenas de variedades únicas e praticamente qualquer pessoa pode cultivá-las, incluindo iniciantes. 

Seus tecidos especiais de armazenamento de água permitem que eles sobrevivam em ambientes que são muito secos para a maioria das outras plantas, então eles ficarão lá mesmo se você esquecer de regá-los por um tempo. 

As suculentas também prosperam em ar seco e temperaturas quentes , que a maioria das casas já possui, então você não precisa mudar nada para cultivar uma em sua sala de estar. 

Se você é um novo pai de planta, aqui estão algumas das melhores suculentas de interior para comprar ao iniciar sua coleção. 

Eles se adaptam bem à vida no interior e são fáceis de encontrar em centros de jardinagem e viveiros.

1. Cauda de Burro

Tipos de Suculentas para cultivar-01
Imagem: (retirada do Google)

O rabo de burro ou rabo de burro (Sedum morganianum) é uma suculenta que fica melhor em uma cesta ou recipiente pendurado em uma borda, prateleira ou suporte de planta para que possa pendurar. 

Cada caule pode atingir até um metro de comprimento e é repleto de folhas verde-acinzentadas do tamanho e formato de um grão de arroz rechonchudo. 

As folhas têm um brilho pálido que desaparece quando você as toca, mostrando suas impressões digitais. 

Além disso, as folhas são frágeis, caindo com facilidade, por isso é melhor evitar o máximo possível o manuseio dessa planta. 

Nativo do México, o rabo de burro prefere luz forte para melhor desempenho. Você pode deixar o solo secar entre as regas, especialmente no inverno, quando não está crescendo tão ativamente.

2. Cacto de Natal

Tipos de Suculentas para cultivar-02
Imagem: (retirada do Google)

Ao contrário de outros cactos, o cacto de Natal ( Schlumbergera xbuckleyi ) não possui espinhos pontiagudos. 

Seus caules planos, carnudos e segmentados podem atingir alguns metros de comprimento, muitas vezes caindo de uma forma que lhe valeu o apelido de cacto de garra de caranguejo. 

Ele também prefere um pouco mais de umidade do que seus parentes pontiagudos, então regue sempre que a parte superior do solo em seu recipiente estiver seca. 

Mas se você esquecer de regar por um tempo, ela se recuperará facilmente de um pouco de secagem. 

Mantenha-o sob luz forte perto de uma janela, e esta planta provavelmente irá recompensá-lo florescendo no inverno. 

E se florescer um pouco mais cedo do que o esperado e os segmentos do caule forem pontiagudos em vez de recortados, você pode realmente ter um cacto de Ação de Graças.(estão intimamente relacionados com os cactos de Natal), mas os cuidados são semelhantes para ambos.

3. Galinhas e Pintinhos

Tipos de Suculentas para cultivar-03
Imagem: (retirada do Google)

Duas plantas suculentas compartilham o nome comum de galinhas e pintinhos . Eles estão intimamente relacionados, mas parecem um pouco diferentes. 

Ambos produzem “pintinhos” – plantas pequenas e idênticas que são ligeiramente deslocadas da mãe (a galinha). 

Echeveria elegans , como a Mexican Snow Ball, forma rosetas planas semelhantes a flores com bordas arredondadas e cresce em forma de sino em forma de arco todos os anos. 

Sempervivum tectorum como esta coleção de galinhas e pintinhos também forma rosetas, mas cada folha tende a ser mais achatada e pontiaguda. 

Suculentas para iniciantes

Tem flores minúsculas em forma de estrela. Ambas as suculentas vêm em todos os tipos de variedades que oferecem formas e cores interessantes, por isso são especialmente divertidas de colecionar.

Echeveria e Sempervivum têm necessidades semelhantes quando são cultivadas como plantas de casa. Ambos devem secar ligeiramente entre as regas, porque a umidade constante geralmente faz com que seus caules e raízes apodreçam. 

Eles se saem melhor sob luz forte perto de uma janela. Você pode propagar facilmente essas suculentas removendo os filhotes e colocando-os em seu próprio recipiente, mas certifique-se de usar uma mistura de vasos de areia rotulada para cactos e suculentas para que suas plantas tenham a drenagem de que precisam.

4. Planta Jade

Tipos de Suculentas para cultivar-04
Imagem: (retirada do Google)

A planta jade ( Crassula ovata ) é uma das favoritas à moda antiga por um motivo: é muito fácil crescer! 

Este nativo sul-africano de vida longa cresce em caules atarracados e ramificados com folhas verdes grossas e brilhantes, às vezes tingidas de vermelho nas bordas, quando cultivadas a pleno sol. 

Algumas variedades têm folhas de aparência diferente, como a variedade ‘Gollum’ com folhas que lembram dedos de monstro verdes. 

Como plantar suculenta? Vamos aprender?

Com o tempo, as plantas de jade podem atingir vários metros de altura, mas quando cultivadas como planta de casa, elas geralmente ficam com cerca de um pé de altura. 

Eles podem ficar um pouco pesados, então é uma boa ideia plantá-los em um recipiente mais pesado, como terracota. A chave para manter uma planta de jade feliz é deixar o solo secar completamente entre as regas. 

Alguns jardineiros só regam o jade quando as folhas começam a enrugar ou perder o brilho, mas são sinais de que a planta já está estressada; se você esperar tanto tempo, pode começar a cair as folhas.

5. Aloe Vera

Tipos de Suculentas para cultivar-05
Imagem: (retirada do Google)

Aloe vera cresce como um aglomerado de folhas longas e finas em um caule curto. Com o tempo, produz mais aglomerados de folhas chamados compensações que podem formar uma colônia grande o suficiente para preencher todo o recipiente. 

É fácil dividi-los e passar para outros potes quando as coisas ficam muito cheias. E embora o aloe vera possa ser mais conhecido por sua seiva curativa usada há séculos para tratar feridas e queimaduras solares, ele tem “dentes” afiados ao longo das bordas das folhas que podem cortar um transeunte desavisado, portanto, manuseie com cuidado. 

Aloe vera é uma planta de casa fácil de cultivar e difícil de matar. Como outras suculentas, prefere ser mantida no lado mais seco, em vez de ter solo constantemente úmido. 

E embora funcione melhor sob luz forte, se você o mover repentinamente para uma janela quente e ensolarada,.

6. Planta Panda

Tipos de Suculentas para cultivar-06
Imagem: (retirada do Google)

Existem dezenas de tipos de plantas Kalanchoe , mas a planta panda ( Kalanchoe tomentosa) é bastante distinta. 

Nativos de Madagascar, os pandas têm folhas verde-acinzentadas e felpudas, cobertas por pelos macios e prateados e com manchas marrons ou cor de ferrugem nas pontas. 

Eles podem atingir cerca de dois metros de altura como uma planta de casa, mas crescem muito lentamente. 

Dê-lhe luz forte por uma janela e deixe o solo secar entre as regas. Quando você regar a planta, certifique-se de não molhar as folhas ou elas podem apodrecer.

7. Palma rabo de cavalo

Tipos de Suculentas para cultivar-07
Imagem: (retirada do Google)

As palmeiras de rabo de cavalo ( Beaucarnea recurvata ) não são realmente palmeiras, mas se parecem um pouco com elas, graças ao seu tronco longo e lenhoso e ao tufo de folhas coriáceas no topo. 

Eles crescem lentamente, mas podem atingir proporções semelhantes a árvores de 12 a 20 pés, embora dentro de casa cheguem a cerca de um metro e meio. 

Embora a palmeira rabo de cavalo não se pareça muito com uma suculenta, a base inchada e bulbosa do tronco (chamada de caudex) armazena água e dá à planta seu outro nome comum: pé de elefante. 

Como quer que você chame, é muito adaptável à vida como planta de casa , mas se dá melhor com luz forte, temperaturas mais quentes e baixa umidade. 

É a planta de casa perfeita para um jardineiro negligente porque não precisa de muita água, especialmente no inverno, quando não está crescendo ativamente.

8. Planta Serpente

Tipos de Suculentas para cultivar-08
Imagem: (retirada do Google)

Esta planta suculenta clássica parece quase indestrutível. As plantas de cobra ( Sansevieria trifasciata) podem sobreviver semanas sem luz e água sem perder sua boa aparência. 

Suas folhas grossas, rígidas e pontiagudas crescem para cima, atingindo cerca de um metro de comprimento, e muitas vezes têm marcas padronizadas que lembram uma cobra. 

Com o tempo, ele se multiplicará em um aglomerado grosso que preenche todo o pote, mas é fácil dividir e replantar conforme necessário. 

Embora as plantas de cobra tolerem pouca luz , elas ficam melhores em luz média a brilhante. Eles também apreciam um pouco de água sempre que o solo estiver seco.

9. Árvore Leiteira Africana

Tipos de Suculentas para cultivar-09
Imagem: (retirada do Google)

Embora a árvore leiteira africana ( Euphorbia trigona ) seja capaz de atingir quase três metros de altura, na verdade não é uma árvore. 

Como planta de casa, esta suculenta atinge até um metro de altura, produzindo caules verticais, triangulares e ramificados, forrados com espinhos curtos, mas afiados. 

As pontas das hastes verdes também têm folhas pequenas com um tom avermelhado. A árvore leiteira africana está relacionada com a poinsétia, por isso produz uma seiva leitosa e pegajosa que pode irritar a pele se você não lavá-la. 

Bastante luz e solo uniformemente úmido é a chave para mantê-lo saudável.

10. Zebra Haworthia

Tipos de Suculentas para cultivar-010
Imagem: (retirada do Google)

As listras marcantes e a folhagem pontiaguda da zebra haworthia (Haworthia fasciata) podem fazer com que pareça uma planta nativa rara, mas geralmente está disponível em centros de jardinagem e é muito fácil quando se trata de cultivá-la. 

Coloque esta suculenta perto de uma janela onde receba algumas horas de luz indireta e brilhante todos os dias e deixe o solo secar completamente entre as regas. 

A zebra haworthia também é uma boa escolha para terrários ou crescer ao lado de outras suculentas, porque permanecerá pequena, atingindo no máximo cerca de 12 centímetros de altura.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES

Não Precisa Ser Expert! Veja como Cultivar Estas 10 Suculentas em Casa

As suculentas são uma ótima opção para quem está começando a cultivar plantas em casa. Elas são fáceis de cuidar e se adaptam facilmente a ambientes com pouca luz e água.

Neste artigo, apresentaremos tipos de suculentas ideais para quem é iniciante no cultivo de plantas. Você vai descobrir que há uma grande variedade de suculentas disponíveis, cada uma com suas próprias características e necessidades de cuidado.

Algumas são pequenas e discretas, enquanto outras são grandes e chamativas. Todas elas, no entanto, são perfeitas para quem está começando a se aventurar no mundo do cultivo de plantas.

Então, se você quer começar a cultivar suas próprias plantas em casa, mas não tem muita experiência, essa lista é perfeita para você.

Confira agora os 10 tipos de suculentas ideais para iniciantes e escolha aquele que melhor se adapta ao seu estilo e espaço

Suculentas fáceis de cultivar dentro de casa

As suculentas se tornaram super populares nos últimos anos e por boas razões. Existem centenas de variedades únicas e praticamente qualquer pessoa pode cultivá-las, incluindo iniciantes. 

Seus tecidos especiais de armazenamento de água permitem que eles sobrevivam em ambientes que são muito secos para a maioria das outras plantas, então eles ficarão lá mesmo se você esquecer de regá-los por um tempo. 

As suculentas também prosperam em ar seco e temperaturas quentes , que a maioria das casas já possui, então você não precisa mudar nada para cultivar uma em sua sala de estar. 

Se você é um novo pai de planta, aqui estão algumas das melhores suculentas de interior para comprar ao iniciar sua coleção. 

Eles se adaptam bem à vida no interior e são fáceis de encontrar em centros de jardinagem e viveiros.

1. Cauda de Burro

Tipos de Suculentas para cultivar-01
Imagem: (retirada do Google)

O rabo de burro ou rabo de burro (Sedum morganianum) é uma suculenta que fica melhor em uma cesta ou recipiente pendurado em uma borda, prateleira ou suporte de planta para que possa pendurar. 

Cada caule pode atingir até um metro de comprimento e é repleto de folhas verde-acinzentadas do tamanho e formato de um grão de arroz rechonchudo. 

As folhas têm um brilho pálido que desaparece quando você as toca, mostrando suas impressões digitais. 

Além disso, as folhas são frágeis, caindo com facilidade, por isso é melhor evitar o máximo possível o manuseio dessa planta. 

Nativo do México, o rabo de burro prefere luz forte para melhor desempenho. Você pode deixar o solo secar entre as regas, especialmente no inverno, quando não está crescendo tão ativamente.

2. Cacto de Natal

Tipos de Suculentas para cultivar-02
Imagem: (retirada do Google)

Ao contrário de outros cactos, o cacto de Natal ( Schlumbergera xbuckleyi ) não possui espinhos pontiagudos. 

Seus caules planos, carnudos e segmentados podem atingir alguns metros de comprimento, muitas vezes caindo de uma forma que lhe valeu o apelido de cacto de garra de caranguejo. 

Ele também prefere um pouco mais de umidade do que seus parentes pontiagudos, então regue sempre que a parte superior do solo em seu recipiente estiver seca. 

Mas se você esquecer de regar por um tempo, ela se recuperará facilmente de um pouco de secagem. 

Mantenha-o sob luz forte perto de uma janela, e esta planta provavelmente irá recompensá-lo florescendo no inverno. 

E se florescer um pouco mais cedo do que o esperado e os segmentos do caule forem pontiagudos em vez de recortados, você pode realmente ter um cacto de Ação de Graças.(estão intimamente relacionados com os cactos de Natal), mas os cuidados são semelhantes para ambos.

3. Galinhas e Pintinhos

Tipos de Suculentas para cultivar-03
Imagem: (retirada do Google)

Duas plantas suculentas compartilham o nome comum de galinhas e pintinhos . Eles estão intimamente relacionados, mas parecem um pouco diferentes. 

Ambos produzem “pintinhos” – plantas pequenas e idênticas que são ligeiramente deslocadas da mãe (a galinha). 

Echeveria elegans , como a Mexican Snow Ball, forma rosetas planas semelhantes a flores com bordas arredondadas e cresce em forma de sino em forma de arco todos os anos. 

Sempervivum tectorum como esta coleção de galinhas e pintinhos também forma rosetas, mas cada folha tende a ser mais achatada e pontiaguda. 

Suculentas para iniciantes

Tem flores minúsculas em forma de estrela. Ambas as suculentas vêm em todos os tipos de variedades que oferecem formas e cores interessantes, por isso são especialmente divertidas de colecionar.

Echeveria e Sempervivum têm necessidades semelhantes quando são cultivadas como plantas de casa. Ambos devem secar ligeiramente entre as regas, porque a umidade constante geralmente faz com que seus caules e raízes apodreçam. 

Eles se saem melhor sob luz forte perto de uma janela. Você pode propagar facilmente essas suculentas removendo os filhotes e colocando-os em seu próprio recipiente, mas certifique-se de usar uma mistura de vasos de areia rotulada para cactos e suculentas para que suas plantas tenham a drenagem de que precisam.

4. Planta Jade

Tipos de Suculentas para cultivar-04
Imagem: (retirada do Google)

A planta jade ( Crassula ovata ) é uma das favoritas à moda antiga por um motivo: é muito fácil crescer! 

Este nativo sul-africano de vida longa cresce em caules atarracados e ramificados com folhas verdes grossas e brilhantes, às vezes tingidas de vermelho nas bordas, quando cultivadas a pleno sol. 

Algumas variedades têm folhas de aparência diferente, como a variedade ‘Gollum’ com folhas que lembram dedos de monstro verdes. 

Como plantar suculenta? Vamos aprender?

Com o tempo, as plantas de jade podem atingir vários metros de altura, mas quando cultivadas como planta de casa, elas geralmente ficam com cerca de um pé de altura. 

Eles podem ficar um pouco pesados, então é uma boa ideia plantá-los em um recipiente mais pesado, como terracota. A chave para manter uma planta de jade feliz é deixar o solo secar completamente entre as regas. 

Alguns jardineiros só regam o jade quando as folhas começam a enrugar ou perder o brilho, mas são sinais de que a planta já está estressada; se você esperar tanto tempo, pode começar a cair as folhas.

5. Aloe Vera

Tipos de Suculentas para cultivar-05
Imagem: (retirada do Google)

Aloe vera cresce como um aglomerado de folhas longas e finas em um caule curto. Com o tempo, produz mais aglomerados de folhas chamados compensações que podem formar uma colônia grande o suficiente para preencher todo o recipiente. 

É fácil dividi-los e passar para outros potes quando as coisas ficam muito cheias. E embora o aloe vera possa ser mais conhecido por sua seiva curativa usada há séculos para tratar feridas e queimaduras solares, ele tem “dentes” afiados ao longo das bordas das folhas que podem cortar um transeunte desavisado, portanto, manuseie com cuidado. 

Aloe vera é uma planta de casa fácil de cultivar e difícil de matar. Como outras suculentas, prefere ser mantida no lado mais seco, em vez de ter solo constantemente úmido. 

E embora funcione melhor sob luz forte, se você o mover repentinamente para uma janela quente e ensolarada,.

6. Planta Panda

Tipos de Suculentas para cultivar-06
Imagem: (retirada do Google)

Existem dezenas de tipos de plantas Kalanchoe , mas a planta panda ( Kalanchoe tomentosa) é bastante distinta. 

Nativos de Madagascar, os pandas têm folhas verde-acinzentadas e felpudas, cobertas por pelos macios e prateados e com manchas marrons ou cor de ferrugem nas pontas. 

Eles podem atingir cerca de dois metros de altura como uma planta de casa, mas crescem muito lentamente. 

Dê-lhe luz forte por uma janela e deixe o solo secar entre as regas. Quando você regar a planta, certifique-se de não molhar as folhas ou elas podem apodrecer.

7. Palma rabo de cavalo

Tipos de Suculentas para cultivar-07
Imagem: (retirada do Google)

As palmeiras de rabo de cavalo ( Beaucarnea recurvata ) não são realmente palmeiras, mas se parecem um pouco com elas, graças ao seu tronco longo e lenhoso e ao tufo de folhas coriáceas no topo. 

Eles crescem lentamente, mas podem atingir proporções semelhantes a árvores de 12 a 20 pés, embora dentro de casa cheguem a cerca de um metro e meio. 

Embora a palmeira rabo de cavalo não se pareça muito com uma suculenta, a base inchada e bulbosa do tronco (chamada de caudex) armazena água e dá à planta seu outro nome comum: pé de elefante. 

Como quer que você chame, é muito adaptável à vida como planta de casa , mas se dá melhor com luz forte, temperaturas mais quentes e baixa umidade. 

É a planta de casa perfeita para um jardineiro negligente porque não precisa de muita água, especialmente no inverno, quando não está crescendo ativamente.

8. Planta Serpente

Tipos de Suculentas para cultivar-08
Imagem: (retirada do Google)

Esta planta suculenta clássica parece quase indestrutível. As plantas de cobra ( Sansevieria trifasciata) podem sobreviver semanas sem luz e água sem perder sua boa aparência. 

Suas folhas grossas, rígidas e pontiagudas crescem para cima, atingindo cerca de um metro de comprimento, e muitas vezes têm marcas padronizadas que lembram uma cobra. 

Com o tempo, ele se multiplicará em um aglomerado grosso que preenche todo o pote, mas é fácil dividir e replantar conforme necessário. 

Embora as plantas de cobra tolerem pouca luz , elas ficam melhores em luz média a brilhante. Eles também apreciam um pouco de água sempre que o solo estiver seco.

9. Árvore Leiteira Africana

Tipos de Suculentas para cultivar-09
Imagem: (retirada do Google)

Embora a árvore leiteira africana ( Euphorbia trigona ) seja capaz de atingir quase três metros de altura, na verdade não é uma árvore. 

Como planta de casa, esta suculenta atinge até um metro de altura, produzindo caules verticais, triangulares e ramificados, forrados com espinhos curtos, mas afiados. 

As pontas das hastes verdes também têm folhas pequenas com um tom avermelhado. A árvore leiteira africana está relacionada com a poinsétia, por isso produz uma seiva leitosa e pegajosa que pode irritar a pele se você não lavá-la. 

Bastante luz e solo uniformemente úmido é a chave para mantê-lo saudável.

10. Zebra Haworthia

Tipos de Suculentas para cultivar-010
Imagem: (retirada do Google)

As listras marcantes e a folhagem pontiaguda da zebra haworthia (Haworthia fasciata) podem fazer com que pareça uma planta nativa rara, mas geralmente está disponível em centros de jardinagem e é muito fácil quando se trata de cultivá-la. 

Coloque esta suculenta perto de uma janela onde receba algumas horas de luz indireta e brilhante todos os dias e deixe o solo secar completamente entre as regas. 

A zebra haworthia também é uma boa escolha para terrários ou crescer ao lado de outras suculentas, porque permanecerá pequena, atingindo no máximo cerca de 12 centímetros de altura.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES

Não Precisa Ser Expert! Veja como Cultivar Estas 10 Suculentas em Casa

As suculentas são uma ótima opção para quem está começando a cultivar plantas em casa. Elas são fáceis de cuidar e se adaptam facilmente a ambientes com pouca luz e água.

Neste artigo, apresentaremos tipos de suculentas ideais para quem é iniciante no cultivo de plantas. Você vai descobrir que há uma grande variedade de suculentas disponíveis, cada uma com suas próprias características e necessidades de cuidado.

Algumas são pequenas e discretas, enquanto outras são grandes e chamativas. Todas elas, no entanto, são perfeitas para quem está começando a se aventurar no mundo do cultivo de plantas.

Então, se você quer começar a cultivar suas próprias plantas em casa, mas não tem muita experiência, essa lista é perfeita para você.

Confira agora os 10 tipos de suculentas ideais para iniciantes e escolha aquele que melhor se adapta ao seu estilo e espaço

Suculentas fáceis de cultivar dentro de casa

As suculentas se tornaram super populares nos últimos anos e por boas razões. Existem centenas de variedades únicas e praticamente qualquer pessoa pode cultivá-las, incluindo iniciantes. 

Seus tecidos especiais de armazenamento de água permitem que eles sobrevivam em ambientes que são muito secos para a maioria das outras plantas, então eles ficarão lá mesmo se você esquecer de regá-los por um tempo. 

As suculentas também prosperam em ar seco e temperaturas quentes , que a maioria das casas já possui, então você não precisa mudar nada para cultivar uma em sua sala de estar. 

Se você é um novo pai de planta, aqui estão algumas das melhores suculentas de interior para comprar ao iniciar sua coleção. 

Eles se adaptam bem à vida no interior e são fáceis de encontrar em centros de jardinagem e viveiros.

1. Cauda de Burro

Tipos de Suculentas para cultivar-01
Imagem: (retirada do Google)

O rabo de burro ou rabo de burro (Sedum morganianum) é uma suculenta que fica melhor em uma cesta ou recipiente pendurado em uma borda, prateleira ou suporte de planta para que possa pendurar. 

Cada caule pode atingir até um metro de comprimento e é repleto de folhas verde-acinzentadas do tamanho e formato de um grão de arroz rechonchudo. 

As folhas têm um brilho pálido que desaparece quando você as toca, mostrando suas impressões digitais. 

Além disso, as folhas são frágeis, caindo com facilidade, por isso é melhor evitar o máximo possível o manuseio dessa planta. 

Nativo do México, o rabo de burro prefere luz forte para melhor desempenho. Você pode deixar o solo secar entre as regas, especialmente no inverno, quando não está crescendo tão ativamente.

2. Cacto de Natal

Tipos de Suculentas para cultivar-02
Imagem: (retirada do Google)

Ao contrário de outros cactos, o cacto de Natal ( Schlumbergera xbuckleyi ) não possui espinhos pontiagudos. 

Seus caules planos, carnudos e segmentados podem atingir alguns metros de comprimento, muitas vezes caindo de uma forma que lhe valeu o apelido de cacto de garra de caranguejo. 

Ele também prefere um pouco mais de umidade do que seus parentes pontiagudos, então regue sempre que a parte superior do solo em seu recipiente estiver seca. 

Mas se você esquecer de regar por um tempo, ela se recuperará facilmente de um pouco de secagem. 

Mantenha-o sob luz forte perto de uma janela, e esta planta provavelmente irá recompensá-lo florescendo no inverno. 

E se florescer um pouco mais cedo do que o esperado e os segmentos do caule forem pontiagudos em vez de recortados, você pode realmente ter um cacto de Ação de Graças.(estão intimamente relacionados com os cactos de Natal), mas os cuidados são semelhantes para ambos.

3. Galinhas e Pintinhos

Tipos de Suculentas para cultivar-03
Imagem: (retirada do Google)

Duas plantas suculentas compartilham o nome comum de galinhas e pintinhos . Eles estão intimamente relacionados, mas parecem um pouco diferentes. 

Ambos produzem “pintinhos” – plantas pequenas e idênticas que são ligeiramente deslocadas da mãe (a galinha). 

Echeveria elegans , como a Mexican Snow Ball, forma rosetas planas semelhantes a flores com bordas arredondadas e cresce em forma de sino em forma de arco todos os anos. 

Sempervivum tectorum como esta coleção de galinhas e pintinhos também forma rosetas, mas cada folha tende a ser mais achatada e pontiaguda. 

Suculentas para iniciantes

Tem flores minúsculas em forma de estrela. Ambas as suculentas vêm em todos os tipos de variedades que oferecem formas e cores interessantes, por isso são especialmente divertidas de colecionar.

Echeveria e Sempervivum têm necessidades semelhantes quando são cultivadas como plantas de casa. Ambos devem secar ligeiramente entre as regas, porque a umidade constante geralmente faz com que seus caules e raízes apodreçam. 

Eles se saem melhor sob luz forte perto de uma janela. Você pode propagar facilmente essas suculentas removendo os filhotes e colocando-os em seu próprio recipiente, mas certifique-se de usar uma mistura de vasos de areia rotulada para cactos e suculentas para que suas plantas tenham a drenagem de que precisam.

4. Planta Jade

Tipos de Suculentas para cultivar-04
Imagem: (retirada do Google)

A planta jade ( Crassula ovata ) é uma das favoritas à moda antiga por um motivo: é muito fácil crescer! 

Este nativo sul-africano de vida longa cresce em caules atarracados e ramificados com folhas verdes grossas e brilhantes, às vezes tingidas de vermelho nas bordas, quando cultivadas a pleno sol. 

Algumas variedades têm folhas de aparência diferente, como a variedade ‘Gollum’ com folhas que lembram dedos de monstro verdes. 

Como plantar suculenta? Vamos aprender?

Com o tempo, as plantas de jade podem atingir vários metros de altura, mas quando cultivadas como planta de casa, elas geralmente ficam com cerca de um pé de altura. 

Eles podem ficar um pouco pesados, então é uma boa ideia plantá-los em um recipiente mais pesado, como terracota. A chave para manter uma planta de jade feliz é deixar o solo secar completamente entre as regas. 

Alguns jardineiros só regam o jade quando as folhas começam a enrugar ou perder o brilho, mas são sinais de que a planta já está estressada; se você esperar tanto tempo, pode começar a cair as folhas.

5. Aloe Vera

Tipos de Suculentas para cultivar-05
Imagem: (retirada do Google)

Aloe vera cresce como um aglomerado de folhas longas e finas em um caule curto. Com o tempo, produz mais aglomerados de folhas chamados compensações que podem formar uma colônia grande o suficiente para preencher todo o recipiente. 

É fácil dividi-los e passar para outros potes quando as coisas ficam muito cheias. E embora o aloe vera possa ser mais conhecido por sua seiva curativa usada há séculos para tratar feridas e queimaduras solares, ele tem “dentes” afiados ao longo das bordas das folhas que podem cortar um transeunte desavisado, portanto, manuseie com cuidado. 

Aloe vera é uma planta de casa fácil de cultivar e difícil de matar. Como outras suculentas, prefere ser mantida no lado mais seco, em vez de ter solo constantemente úmido. 

E embora funcione melhor sob luz forte, se você o mover repentinamente para uma janela quente e ensolarada,.

6. Planta Panda

Tipos de Suculentas para cultivar-06
Imagem: (retirada do Google)

Existem dezenas de tipos de plantas Kalanchoe , mas a planta panda ( Kalanchoe tomentosa) é bastante distinta. 

Nativos de Madagascar, os pandas têm folhas verde-acinzentadas e felpudas, cobertas por pelos macios e prateados e com manchas marrons ou cor de ferrugem nas pontas. 

Eles podem atingir cerca de dois metros de altura como uma planta de casa, mas crescem muito lentamente. 

Dê-lhe luz forte por uma janela e deixe o solo secar entre as regas. Quando você regar a planta, certifique-se de não molhar as folhas ou elas podem apodrecer.

7. Palma rabo de cavalo

Tipos de Suculentas para cultivar-07
Imagem: (retirada do Google)

As palmeiras de rabo de cavalo ( Beaucarnea recurvata ) não são realmente palmeiras, mas se parecem um pouco com elas, graças ao seu tronco longo e lenhoso e ao tufo de folhas coriáceas no topo. 

Eles crescem lentamente, mas podem atingir proporções semelhantes a árvores de 12 a 20 pés, embora dentro de casa cheguem a cerca de um metro e meio. 

Embora a palmeira rabo de cavalo não se pareça muito com uma suculenta, a base inchada e bulbosa do tronco (chamada de caudex) armazena água e dá à planta seu outro nome comum: pé de elefante. 

Como quer que você chame, é muito adaptável à vida como planta de casa , mas se dá melhor com luz forte, temperaturas mais quentes e baixa umidade. 

É a planta de casa perfeita para um jardineiro negligente porque não precisa de muita água, especialmente no inverno, quando não está crescendo ativamente.

8. Planta Serpente

Tipos de Suculentas para cultivar-08
Imagem: (retirada do Google)

Esta planta suculenta clássica parece quase indestrutível. As plantas de cobra ( Sansevieria trifasciata) podem sobreviver semanas sem luz e água sem perder sua boa aparência. 

Suas folhas grossas, rígidas e pontiagudas crescem para cima, atingindo cerca de um metro de comprimento, e muitas vezes têm marcas padronizadas que lembram uma cobra. 

Com o tempo, ele se multiplicará em um aglomerado grosso que preenche todo o pote, mas é fácil dividir e replantar conforme necessário. 

Embora as plantas de cobra tolerem pouca luz , elas ficam melhores em luz média a brilhante. Eles também apreciam um pouco de água sempre que o solo estiver seco.

9. Árvore Leiteira Africana

Tipos de Suculentas para cultivar-09
Imagem: (retirada do Google)

Embora a árvore leiteira africana ( Euphorbia trigona ) seja capaz de atingir quase três metros de altura, na verdade não é uma árvore. 

Como planta de casa, esta suculenta atinge até um metro de altura, produzindo caules verticais, triangulares e ramificados, forrados com espinhos curtos, mas afiados. 

As pontas das hastes verdes também têm folhas pequenas com um tom avermelhado. A árvore leiteira africana está relacionada com a poinsétia, por isso produz uma seiva leitosa e pegajosa que pode irritar a pele se você não lavá-la. 

Bastante luz e solo uniformemente úmido é a chave para mantê-lo saudável.

10. Zebra Haworthia

Tipos de Suculentas para cultivar-010
Imagem: (retirada do Google)

As listras marcantes e a folhagem pontiaguda da zebra haworthia (Haworthia fasciata) podem fazer com que pareça uma planta nativa rara, mas geralmente está disponível em centros de jardinagem e é muito fácil quando se trata de cultivá-la. 

Coloque esta suculenta perto de uma janela onde receba algumas horas de luz indireta e brilhante todos os dias e deixe o solo secar completamente entre as regas. 

A zebra haworthia também é uma boa escolha para terrários ou crescer ao lado de outras suculentas, porque permanecerá pequena, atingindo no máximo cerca de 12 centímetros de altura.

Gostou dessa dica incrível? Se sim, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. Deixe seu comentário abaixo e suas sugestões. Receba diariamente aqui em nosso Blog de ideias e dicas gratuitas e segue nos no Google News também. Obrigada!

Brenda Rodrigues Carvalho
Brenda Rodrigues Carvalhohttps://blog.miraamelia.com.br/
Olá, sou Brenda Carvalho Rodrigues, arquiteta com um toque especial em decoração de interiores e paisagismo, residindo em Curitiba. Apaixonada por dar vida nova a espaços, equilibro meu trabalho com a adrenalina dos esportes radicais. Nos momentos em família, encontro alegria e inspiração. Além disso, sou a mente criativa por trás do site 'Ideias Decor Mira a'Melia', onde público dicas exclusivas de decoração, unindo funcionalidade e estilo.
ARTIGOS RELACIONADOS

MAIS POPULARES